Notícia
S&P retira vigilância “negativa” à dívida da REN
Os economistas da Standard & Poor’s deixaram de considerar eminente um corte da classificação de crédito da dívida REN. Uma decisão tomada na sequência de medida idêntica para a dívida pública.
A Standard & Poor’s retirou à gestora da rede eléctrica nacional REN o estatuto de “vigilância para revisão negativa” (“creditwatch”), em que manteve para as obrigações da empresa desde Setembro de 2013, segundo comunicado pela empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A notação de crédito atribuído pela Standard & Poor’s à REN é de “BB+”, sendo o nível mais elevado das classificações de crédito com qualidade “especulativa”, em oposição às notações acima de “BBB-” que têm qualidade “de investimento”.
A decisão foi tomada no seguimento da alteração da perspectiva para a dívida portuguesa, que estava na eminência de ver o seu “rating” deteriorado no curto prazo. Na terça-feira, a EDP anuncia igual decisão da agência de notação para sua dívida de longo prazo.
A perspectiva ("outlook") para a classificação de crédito da dívida da REN é "estável".
“A perspectiva para a REN já não é constrangida pela perspectiva para Portugal e, em ‘estável’, passa a reflectir a nossa estimativa de que o perfil de crédito da REN vai permanecer inalterado nos próximos dois anos”, lê-se na nota publicada pela Standard & Poor’s.