Notícia
Rodrigo Costa é o novo CEO da REN
Rui Vilar formalizou, esta quarta-feira, a sua renúncia ao cargo de presidente da comissão executiva da REN, e Rodrigo Costa, antigo presidente da Zon Multimedia, foi nomeado seu sucessor.
Rodrigo Costa é o novo presidente executivo da REN. A informação foi confirmada pela empresa esta quarta-feira, 17 de Dezembro, num comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Numa reunião do conselho de administração da empresa, realizada hoje, Rui Vilar apresentou formalmente a sua demissão do cargo, e Rodrigo Costa, antigo presidente da Zon Multimedia, foi nomeado presidente da comissão executiva da REN.
"Emílio Rui Vilar informou que renuncia ao seu cargo de Presidente da Comissão Executiva da REN, com produção de efeitos a 31 de Janeiro de 2015, mantendo-se em funções como Presidente do Conselho de Administração da REN", refere o comunicado enviado à CMVM.
E acrescenta: "Na sequência da renúncia, o Conselho de Administração deliberou, por unanimidade, com efeitos a partir de 1 de Fevereiro de 2015, nomear o Senhor Rodrigo Costa como Presidente da Comissão Executiva, mantendo-se em funções os dois outros membros da Comissão Executiva, os Senhores Gonçalo Morais Soares e João Faria Conceição".
Rodrigo Costa é o primeiro CEO da REN (desde que a empresa se autonomizou da EDP, em 2000) que não tem qualquer experiência prévia na área da energia.
Tanto José Penedos (2001-2009) como Rui Cartaxo (2010-2013) e Rui Vilar (2014) tiveram, antes da REN, cargos em empresas do sector.
Rodrigo Costa, que fez toda a sua carreira na indústria tecnológica, com destaque para a Microsoft, Portugal Telecom e Zon, terá agora vários desafios à frente da REN. Um deles é o de tomar a liderança de uma empresa que em 2015 será confrontada com um corte da sua remuneração regulada em Portugal.
Além disso, Rodrigo Costa terá de concretizar, no terreno, a internacionalização da REN, até hoje sem resultados tangíveis, mas com importância decisiva para diversificar a fonte de receita do grupo.