Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Renováveis garantiram toda a electricidade em Portugal durante quatro dias

Durante 107 horas consecutivas, as renováveis asseguraram todo o consumo em Portugal, deixando para trás o carvão e o gás. Na Alemanha o mesmo esteve muito perto de acontecer no domingo.

  • ...
Foram mais de quatro dias com electricidade produzida exclusivamente a partir de energias renováveis. Mais precisamente 107 horas no total entre a manhã de Sábado, 7 de Maio, até ao final da tarde de quarta-feira, 11 de Maio.

A chuva e o vento foram assim os únicos motores da energia em Portugal, sem necessidade de recorrer a carvão ou a gás natural. Os dados foram compilados pela Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável em conjunto com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) a partir dos dados da Redes Energéticas Nacionais (REN).

"Estes dados mostram que Portugal pode ser mais ambicioso numa transição para um consumo líquido de energia elétrica 100% renovável, com enormes reduções das emissões de gases com efeito de estufa, causadoras do aquecimento global e consequentes alterações climáticas", diz a associação Zero em comunicado.

Também no Norte da Europa, as renováveis batem recordes. Na Alemanha, a energia solar e eólica contribuiram para satisfazer 99,3% do consumo às 14 horas de Domingo, segundo a Bloomberg.

Isto num momento em que o país está a desligar as suas centrais nucleares e a apostar nas renováveis, sob o programa "Energiewende". Mas neste momento de transição o país tem vindo a produzir mais energia a partir de combustíveis fósseis como o carvão e a lenhite, gerando assim mais emisssões de gases de estufa.

Os exemplos do aumento da produção de energias renováveis surgem por toda a Europa. Na Dinamarca, a energia eólica produziu 140% do consumo de electricidade em Julho de 2015, com o país a exportar o excesso para os países vizinhos.
Ver comentários
Saber mais Portugal Associação Portuguesa de Energias Renováveis APREN zero Redes Energéticas Nacionais REN energia energias renováveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio