Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

REN e Siemens Energy assinam acordo para expansão internacional da tecnologia Speed-E

Inventada pela REN, esta solução possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia elétrica (muito alta tensão).

David Martins
29 de Julho de 2024 às 17:33
  • 1
  • ...

Depois de ter inventado e testado com sucesso uma tecnologia que permite carregar veículos elétricos a partir das redes de muito alta tensão, a REN - Redes Energéticas Nacionais (REN), gestor e operador das redes nacionais de transporte de eletricidade e gás natural, anunciou esta segunda-feira a assinatura de uma parceria com Siemens Energy no âmbito de um Acordo para o Licenciamento Internacional da solução Speed-E, desenvolvida e patenteada pela REN.


Este acordo tem a duração de cinco anos e permite que a Siemens detenha os direitos exclusivos para comercialização e implementação da solução SPEED-E em projetos a nível mundial, com exceção da Península Ibérica. Em Portugal e Espanha a REN manterá a exclusividade do licenciamento da solução tecnológica a parceiros que se responsabilizem pela sua operação, explicaram as empresas em comunicado

Esta solução possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia elétrica, operada pela REN, com acesso a uma potência mais alargada e alargando a oferta de infraestrutura de carregamento a uma extensão de aproximadamente 9.000 km de rede, explica a REN

O Speed-E permite alimentar com eletricidade, em simultâneo, vários carregadores rápidos e/ou ultra-rápidos. Com uma arquitetura modular, permite ainda um dimensionamento adequado às necessidades de potência dos clientes e facilita a escalabilidade futura dos projetos, acompanhando os requisitos de potência dos clientes em função da crescente adoção de veículos elétricos.

Para João Faria Conceição, COO da REN, "Esta parceria representa um passo importante para a implementação de projetos de carregamento elétrico utilizando a solução Speed-E, tanto no plano nacional como internacional".

O responsável explicou que a REN e a Siemens Energy tem já uma longa relação enquanto parceiros no desenvolvimento de infraestruturas elétricas. "Estamos convictos que a sua vasta experiência em equipamentos e soluções integradas para sistemas de energia e a sua presença global representarão um impulso importante no desenvolvimento comercial desta solução. Acreditamos que o Speed-E terá um papel na promoção de uma infraestrutura de carregamento elétrico abrangente".

Por seu lado, Milena Ramos Subires, vice-presidente de Grid Technologies Service na Siemens Energy, afirmou: "A transição energética exige esforços na infraestrutura de transporte de energia. Ao conectar a rede energética existente com veículos elétricos, estamos a dar um grande impulso à descarbonização da mobilidade".


No início de 2024, a REN assinou um memorando de entendimento com a Atlante, multinacional italiana dedicada ao desenvolvimento, construção e operação de estações de carregamento rápido e ultra-rápido de veículos elétricos, para o desenvolvimento de cinco projetos em Portugal utilizando a solução Speed-E.

Ver comentários
Saber mais Gás natural Projetos de infraestrutura Energia e recursos Mercado da energia Siemens Energy Portugal Península Ibérica Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio