Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Projecto de integração profissional de mulheres imigrantes é premiado pela REN

Na primeira edição do Prémio Agir a REN recebeu 130 candidaturas, tendo distinguido três iniciativas de dinamização de emprego, entre elas um projecto que forma mulheres imigrantes para a assistência a idosos.

Bruno Simão/Negócios
23 de Outubro de 2014 às 12:38
  • ...

O projecto Gericuidar, que visa a integração no mercado de trabalho de meia centena de mulheres imigrantes, ganhou o primeiro prémio na edição de estreia do Prémio Agir, uma iniciativa da REN  -  Redes Energéticas Nacionais que visa apoiar iniciativas de fomento do emprego, em especial as que envolvam uma componente intergeracional.

 

O projecto Gericuidar, criado pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados, de Lisboa, tem como objectivo promover a integração socioprofissional de cerca de 50 mulheres na área da assistência a idosos, através de acções de formação.

 

Além desta iniciativa, a REN também distinguiu, no Prémio Agir 2014, o projecto As Maiatas, da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (de criação de emprego no apoio a idosos por parte de mulheres em situação de desemprego de longa duração), bem como o projecto Ferreira Empreende, uma parceria da Esdime com a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo (para dinamizar o empreendedorismo jovem naquela região).

 

O presidente da REN, Rui Vilar, sublinhou esta quinta-feira, na atribuição das distinções, que "a criação deste prémio é um acto de cidadania empresarial", mas reconheceu que "a filantropia é sempre uma gota de água no oceano". "Mas se adicionarmos ao acto filantrópico um reforço das capacidades dos destinatários estamos a introduzir um elemento de sustentabilidade", acrescentou.

 

Rui Vilar garantiu que o Prémio Agir vai continuar em 2015, sendo que no próximo ano o tema central será o "envelhecimento activo".

 

Após ter recebido 130 candidaturas na primeira edição do Prémio Agir, a REN espera aumentar o interesse das instituições sociais na segunda edição. Para o Prémio Agir 2015 as inscrições poderão ser apresentadas de 1 de Novembro a 15 de Janeiro de 2015, através do site da Bolsa de Valores Sociais, parceira da REN nesta iniciativa.

 

Os prémios a atribuir no próximo ano serão de 30 mil euros para o primeiro classificado, 15 mil euros para o segundo e 5 mil euros para o terceiro.

 

Ver comentários
Saber mais REN Prémio Agir Bolsa de Valores Sociais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio