Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção de gás natural dos Estados Unidos abranda

A falta de gasodutos não está a permitir aos Estados Unidos manter o ritmo de crescimento. Em Appalachia, o aumento de produção caiu de 36% ao ano para 4%. Em Permian Shael, no Texas, a redução foi de 17% para 8%.

Exploração de gás natural, nos Estados Unidos.
Exploração de gás natural, nos Estados Unidos. ANGUS MORDANT/ REUTERS
02 de Maio de 2022 às 11:08
  • 4
  • ...
O maior produtor mundial - e segundo maior exportador (atrás da Rússia) - de gás natural, os Estados Unidos, está a abrandar o crescimento da produção da matéria-prima. Apesar do aumento na procura, com os países a tentar libertar-se da dependência russa, as infrastruturas desatualizadas não estão a permitir a Washington manter o ritmo. 

A ETQ Corporation - empresa norte-americana de energia que gere a exploração de gás no país - indica que, em Appalachia, o maior centro de produção do país, responsável por 37% do gás nos EUA em 2021, a média de crescimento foi de 36% entre 2010 a 2019. Esse valor caiu para 4% em 2020 e 2021. Já em Permian Shael, no Texas - o segundo maior produtor, com uma fatia de 19%, - o crescimento abrandou de uma média de 17% ao ano, entre 2012 e 2020, para 8% em 2021.

Na apresentação dos resultados, a ETQ afirmou que não espera regressar ao ritmo anterior enquanto não forem construídos mais gasodutos. Analistas do Bank of America, citados pela Reuters, indicam que Appalachia "está a aproximar-se do seu limite de capacidade", estimando haver "pouca ou nenhuma margem para um crescimento na produção". Já em Permian, os analistas indicam que só a construção de novas infrastruturas poderá impedir uma desaceleração significativa no próximo ano.

Um dos fatores que poderá alterar o atual cenário de produção dos Estados Unidos é o retomar do projeto de Mountain Valley, na Virgínia, parado por questões judiciais, e com um investimento estimado de 6,2 mil milhões de dólares. 
"Este pode ser o último grande projeto de gás natural a operar a leste do rio Mississippi durante algum tempo", acreditam os analistas da ClearView Energy Partners, que apostam no arranque das operações de Mountain Valley em meados de 2023.

Ainda assim, apesar das dificuldades estruturais, a invasão da Ucrânia fez os preços do gás norte-americano disparar à volta de 50%, batendo máximos de 14 anos e atirando o valor médio anual estimado para 2022 para os 4,24 dólares por mmBtu, o mais alto em oito anos. 

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos energia economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio