Notícia
Preço do gás natural sobe 2,8% no primeiro trimestre
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou um encarecimento do gás natural nos primeiros três meses de 2014, com efeito já a partir de 1 de Janeiro.
Nos termos da legislação do sector do gás natural, a ERSE deve, em base trimestral, proceder à avaliação da adequabilidade das tarifas transitórias de venda a clientes finais às condições de funcionamento do mercado do gás natural.
Da apreciação das condições de funcionamento do mercado de gás natural e das condições de aprovisionamento nos mercados internacionais, “justifica-se a revisão das tarifas transitórias aplicáveis aos consumidores de gás natural a partir de 1 de Janeiro de 2014”, refere a ERSE em comunicado.
“Esta revisão corresponde a um acréscimo do preço de energia de 0,23 centEuro/kWh. Este acréscimo corresponde a uma variação de 2,8% da tarifa transitória de venda a clientes finais para os fornecimentos abaixo de 10 000 m3”, acrescenta o documento, onde a ERSE recorda que, nos termos da lei, deve, em base trimestral, “proceder à avaliação da adequabilidade das tarifas transitórias de venda a clientes finais às condições de funcionamento do mercado do gás natural”.
Relembre-se que a electricidade vai subir também 2,8% no próximo ano para os consumidores domésticos em Portugal, confirmou na passada quinta-feira a ERSE, na directiva que define tarifas e preços para a energia eléctrica e outros serviços em 2014 publicada em Diário da República.