Notícia
Operador de mudança de comercializador traz poupança de 2,3 milhões de euros nas tarifas
O empresário João Paulo Girbal foi o escolhido pelo Governo para liderar o Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC).
O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirmou esta sexta-feira que o novo Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC) de electricidade e gás natural permitirá uma poupança de 2,3 milhões de euros por ano nas tarifas.
Na intervenção na discussão das propostas para o Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), o governante explicou que "a existência, pela primeira vez, do operador de mudança independente fará com que os comercializadores saibam qual o melhor fornecedor e façam a mudança de imediato".
Actualmente, as funções de mudança de comercialização são desempenhadas, no caso da electricidade, pela EDP Distribuição, e no gás natural, pela REN Gasodutos, e custam 2,3 milhões de euros por ano, estando incluídas nas tarifas pagas pelos consumidores.
"Isto hoje é feito pelas empresas e pago pelo consumidor e agora passa a ser feito por uma entidade independe e não haverá mais encargos para os consumidores", afirmou Seguro Sanches.
O empresário João Paulo Girbal foi o escolhido pelo Governo para liderar o OLMC de electricidade e de gás natural, que arrancará em 2017, com a designação 'Poupa Energia'.
A criação de um OLMC independente para facilitar o processo de mudança de fornecedor de electricidade e de gás natural estava prevista nas Grandes Opções do Plano (GOP) e na proposta de OE2017.
A intenção é que esta plataforma independente preste serviços alargados de apoio aos consumidores, aumentando a perceptibilidade e comparabilidade das tarifas, consumos e facturações de energia.
Além de fornecer informação sobre as propostas comerciais existentes no mercado, esta entidade permitirá ainda aos consumidores fazerem a mudança de comercializador, o processo designado 'switching'.
Actualmente, as funções de mudança de comercialização são desempenhadas, no caso da electricidade, pela EDP Distribuição, e no gás natural, pela REN Gasodutos.