Notícia
Mobi.e obrigada a relançar concurso para carregadores de carros eléctricos
A Mobi.e vai relançar o concurso público para a exploração de carregadores de veículos eléctricos, avança o Público. “Problemas com as assinaturas digitais” estiveram na base da exclusão das propostas da EDP, Prio e Mobilectric.
A gestora da rede de mobilidade eléctrica vai repetir o concurso público para a instalação e exploração de 14 pontos de carregamento de carros eléctricos. O facto de terem detectado "problemas com as assinaturas digitais" levou a Mobi.e a anular as propostas entregues pela EDP, Prio e Mobilectric, avançou ao Público o presidente da entidade, Alexandre Videira.
"Muito nos custou tomar a decisão, mas as regras são as regras", acrescentou, adiantando que caso nenhuma das interessadas conteste a decisão até ao final de quarta-feira, 30 de Novembro, a Mobi.e vai avançar no dia 2 de Dezembro com o processo de ajuste directo por convite às empresas que concorreram anteriormente.
A Prio e a EDP não partilham da mesma opinião, considerando que cumpriram todas as regras do concurso pelo que o mesmo não deveria ser anulado.
"Não há fundamento para anular um concurso público", disse ao jornal o presidente da Prio Pedro Morais Leitão, acrescentado que na audiência prévia, cujo período termina hoje, "vamos dizer que deveríamos ter sido declarados vencedores".
Já fonte oficial da EDP também garantiu que cumpriu "todas as exigências legais associadas à contratação pública".
Quanto ao novo concurso, a Prio disse ao público que está disponível para participar. A EDP comentou que é uma "questão que não se põe agora".