Notícia
Iberdrola prevê que México e Brasil representem 25% dos lucros nos próximos anos
O grupo energético espanhol, também presente no mercado português, informa que nos próximos anos 25% dos seus lucros deverão ter origem no seu negócio na América Latina, nomeadamente, nos dois gigantes do continente, o Brasil e o México.
O administrador financeiro do grupo Iberdrola, José Sainz Armada, salientou nesta quinta-feira, 20 de Novembro, que a energética obterá nos próximos anos 25% dos seus lucros líquidos nos mercados de Ibero-america, mais concretamente no México e no Brasil, de acordo com o El Economista.
Nesta linha, Sainz Armada acrescentou que as receitas procedentes daqueles países deverão aumentar 50% nos próximos anos. De facto, a energética investirá no México até 2020, país onde actualmente é a maior produtora eléctrica, atingindo uma quota de 15%, cerca de 5.000 milhões de dólares (4.000 milhões de euros, aproximadamente).
O México, graças à recente reforma energética aprovada pelo Executivo de Enrique Peña Nieto, tem-se tornado uma oportunidade para o investimento das empresas energéticas de todo o mundo. Assim, empresas portuguesas como a EDP, através da sua filial EDP Renováveis, estão a desenvolver projectos de produção eólica no país.
Igualmente, Sainz Armada sublinhou que a Iberdrola está a desenvolver uma grande operação de engenharia no México. A eléctrica presidida por Ignacio Sánchez Galán investiu 1.500 milhões de euros no sector da engenharia eléctrica no país.
Embora grande parte do investimento da Iberdrola para o período 2014-2016, estimado em 11.000 milhões de euros, esteja destinado à filial britânica da companhia, a Scottish Power – ficará com 41% do total-, a região ibero-americana receberá 23% do investimento, aproximadamente, 2.500 milhões de euros.
Deste valor, a companhia calcula que 67% seja para o país asteca, principalmente para desenvolver projectos de ciclos combinados e renováveis. Os restantes 33% serão destinados ao negócio da Iberdrola Brasil. O montante de cerca de 1.000 milhões de euros será utilizado para o desenvolvimento e a manutenção do sistema e da rede eléctrica da companhia naquele país.
No Brasil, segundo informações da empresa, a Iberdrola é líder em número de clientes, fornecendo a um total de 12,6 milhões de clientes. Além da actividade de comercialização de electricidade, a Iberdrola está a construir no país sul-americano três centrais hidroeléctricas que atingirão uma potência instalada de 5.000 megawatts.