Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Iberdrola prevê que México e Brasil representem 25% dos lucros nos próximos anos

O grupo energético espanhol, também presente no mercado português, informa que nos próximos anos 25% dos seus lucros deverão ter origem no seu negócio na América Latina, nomeadamente, nos dois gigantes do continente, o Brasil e o México.

Bloomberg
Negócios 20 de Novembro de 2014 às 17:48
  • ...

O administrador financeiro do grupo Iberdrola, José Sainz Armada, salientou nesta quinta-feira, 20 de Novembro, que a energética obterá nos próximos anos 25% dos seus lucros líquidos nos mercados de Ibero-america, mais concretamente no México e no Brasil, de acordo com o El Economista.

 

Nesta linha, Sainz Armada acrescentou que as receitas procedentes daqueles países deverão aumentar 50% nos próximos anos. De facto, a energética investirá no México até 2020, país onde actualmente é a maior produtora eléctrica, atingindo uma quota de 15%, cerca de 5.000 milhões de dólares (4.000 milhões de euros, aproximadamente).

 

O México, graças à recente reforma energética aprovada pelo Executivo de Enrique Peña Nieto, tem-se tornado uma oportunidade para o investimento das empresas energéticas de todo o mundo. Assim, empresas portuguesas como a EDP, através da sua filial EDP Renováveis, estão a desenvolver projectos de produção eólica no país.

 

Igualmente, Sainz Armada sublinhou que a Iberdrola está a desenvolver uma grande operação de engenharia no México. A eléctrica presidida por Ignacio Sánchez Galán investiu 1.500 milhões de euros no sector da engenharia eléctrica no país.

 

Embora grande parte do investimento da Iberdrola para o período 2014-2016, estimado em 11.000 milhões de euros, esteja destinado à filial britânica da companhia, a Scottish Power – ficará com 41% do total-, a região ibero-americana receberá 23% do investimento, aproximadamente, 2.500 milhões de euros.

 

Deste valor, a companhia calcula que 67% seja para o país asteca, principalmente para desenvolver projectos de ciclos combinados e renováveis. Os restantes 33% serão destinados ao negócio da Iberdrola Brasil. O montante de cerca de 1.000 milhões de euros será utilizado para o desenvolvimento e a manutenção do sistema e da rede eléctrica da companhia naquele país.

 

No Brasil, segundo informações da empresa, a Iberdrola é líder em número de clientes, fornecendo a um total de 12,6 milhões de clientes. Além da actividade de comercialização de electricidade, a Iberdrola está a construir no país sul-americano três centrais hidroeléctricas que atingirão uma potência instalada de 5.000 megawatts. 

Ver comentários
Saber mais grupo Iberdrola José Sainz Armada México EDP EDP Renováveis Iberdrola Ignacio Sánchez Galán Scottish Power Iberdrola Brasil Brasil economia negócios e finanças economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio