Notícia
EDP Renováveis vende participação de 49% em parque eólico no Canadá
Com este negócio, a EDP Renováveis já executou mais de 60% do seu plano de rotação de activos no valor de 700 milhões de euros, que está em vigor até 2017.
A EDP Renováveis fechou um acordo com a Northleaf Capital Partners para vender 49% de um parque eólico no Canadá. O negócio com a gestora de fundos canadiana foi anunciado pela companhia energética em comunicado enviado à CMVM esta quinta-feira, 20 de Novembro.
O parque eólico South Branch fica localizado na província do Ontário e tem uma capacidade instalada de 30 megawatts. Entrou em operação no início deste ano e a produção de energia é subsidiada pela Ontario Power Authority durante um período de 20 anos.
Tendo em conta o preço da transacção, o parque tem um "enterprise value" (valor total) de 99 milhões de dólares canadianos (69,8 milhões de euros). Isto dá 3,3 milhões de dólares canadianos por megawatt, diz a companhia presidida por Manso Neto.
A EDP Renováveis vendeu mais de mil milhões de euros em participações minoritárias em parques eólicos nos Estados Unidos e na Europa. Isto inclui vendas à China Three Gorges e transacções de rotação de activos com investidores institucionais, declara a empresa.
Para o período 2014-2017, a EDP pretende fazer uma rotação de activos num montante global de 700 milhões de euros, através da "cristalização do valor do cash-flow futuro dos projectos e reinvestindo-o no desenvolvimento de projectos com valor acrescentado", pode-se ler no comunicado. Com este negócio, a EDPR já executou mais de 60% deste plano de rotação de activos em vigor até 2017.
Ainda recentemente, a EDP Renováveis assegurou contratos para dois parques eólicos nos Estados Unidos, ao abrigo do esquema actual de incentivos fiscais para a produção de energias renováveis que vigora naquele país.
A EDP Renováveis fechou a sessão desta quinta-feira a cair 1,53% para 5,211 euros.