Notícia
Marathon Petroleum compra rival Andeavor por 23,3 mil milhões de dólares
A Marathon Petroleum anunciou esta segunda-feira a compra da rival Andeavor por mais de 23 mil milhões de dólares, uma operação que a tornará a maior refinaria independente de petróleo dos EUA.
A Marathon Petroleum, a segunda maior refinaria independente nos EUA, anunciou a aquisição da rival Andeavor por 23.300 milhões de dólares (19.205 milhões de euros ao câmbio actual). A operação criará uma nova empresa que irá ultrapassar a Valero Energy e tornar-se a maior refinaria de petróleo dos Estados Unidos.
A Andeavor gere refinarias no Alasca, Califórnia, Minnesota, Novo México, Dakota do Norte, Texas, Utah e Washington. A Marathon, por seu turno, tem a maioria das suas unidades no "Mid-West" e na região do Golfo do México.
A administração da Marathon aprovou também a recompra de acções no valor de cinco mil milhões de dólares (4.121 milhões de euros). Os títulos da Marathon recuavam cerca de 1%.
Incluindo a dívida da Andeavor, a Marathon paga 35,6 mil milhões de euros(29.342 milhões de euros) para adquirir 66% da nova empresa, que terá a capacidade de processar cerca de 3,1 milhões de barris de petróleo por dia, bem como uma vasta rede de postos de combustíveis e de oleodutos e gasodutos.
A nova empresa será liderada pelo CEO da Marathon, Gary Heminger, enquanto o CEO da Andeavor, Gregory Goff, assumirá a vice-presidência.
O negócio deverá ficar concluído na segunda metade deste ano.