Notícia
Lucro da REN até Setembro caiu 4,9%
A gestora de redes energéticas nacionais lucrou 84,9 milhões de euros nos primeiros nove meses, desempenho que foi penalizado pela contribuição extraordinária mas beneficiou de uma melhoria do resultado financeiro.
A REN – Redes Energéticas Nacionais teve nos primeiros nove meses do ano um resultado líquido positivo de 84,9 milhões de euros, ficando 4,9% abaixo do lucro alcançado em igual período de 2013, informou a empresa em comunicado.
A REN explica que "os resultados foram penalizados pela contribuição extraordinária sobre o sector energético, no valor anual de 25 milhões de euros, definida pelo Orçamento do Estado para 2014".
Segundo a REN, sem efeitos extraordinários o lucro de Janeiro a Setembro teria sido de 106 milhões de euros, 20,5% acima do resultado líquido recorrente no mesmo período do ano passado.
Emílio Rui Vilar, presidente da REN, considera que os resultados dos primeiros nove meses do ano "reflectem a constância da melhoria operacional da empresa mas foram severamente afectados pelo efeito da contribuição extraordinária sobre o sector energético".
O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) até Setembro cifrou-se em 374,2 milhões de euros, menos 3,4% do que no período homólogo de 2013. Já o resultado financeiro melhorou 25%, passando de 105,3 milhões de euros negativos para 79 milhões negativos.
No final de Setembro a REN tinha uma dívida líquida de 2.432 milhões de euros, 1,5% inferior à verificada um ano antes. A base de activos regulados do grupo cresceu 1,2%, para 3.459,5 milhões de euros.
O investimento da empresa nos primeiros nove meses do ano situou-se em 69,3 milhões de euros, menos 37% do que no ano passado.