Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investidores espanhóis juntam forças na EDP

O Liberbank e o grupo Masaveu anunciaram uma aliança, fundindo as suas participações num veículo que terá 6,18% da eléctrica portuguesa, consolidando-se como terceiro maior accionista da EDP, sob a liderança do empresário espanhol Fernando Masaveu, já presente nos órgãos sociais da EDP.

06 de Março de 2013 às 10:33
  • ...

O banco espanhol Liberbank (a antiga CajAstur) e o empresário Fernando Masaveu Herrero anunciaram um projecto de fusão das suas participações na EDP, que irá consolidar uma posição de 6,18% na eléctrica portuguesa, afirmando-se como o terceiro maior accionista do grupo presidido por António Mexia.

 

“O Liberbank subscreveu um acordo com o Grupo Masaveu para desenvolver uma aliança na companhia energética portuguesa EDP, integrando as suas participações accionistas numa sociedade conjunta, que terá 6,18%, avaliados em mais de 500 milhões de euros, na empresa lusa”, indica um comunicado ao mercado divulgado através da espanhola CNMV.

 

O acordo será concretizado em várias etapas, a partir das posições actuais de 5,01% do Liberbank (que já é o terceiro maior accionista da EDP) e de 1,17% do Grupo Masaveu (que não tem uma participação qualificada, mas está representado no Conselho Geral e de Supervisão da EDP). A primeira fase passa pela venda pelo Liberbank de 0,47% da EDP a Masavéu.

 

Em seguida, as duas partes irão transferir para a sociedade conjunta uma parcela das suas acções (1,45% no caso do Liberbank e 1,64% por parte do Grupo Masaveu), que passará a ter 3,09% da EDP. Finalmente, o Liberbank venderá à empresa-veículo outros 3,09%. Com os referidos 6,18% da EDP, a nova sociedade será controlada pelo grupo familiar de Fernando Masaveu (52,9%), detendo o Liberbank 47,1%.

 

Esta nova aliança espanhola na EDP não é suficiente, para já, para retirar à Iberdrola a posição de segundo maior accionista da EDP, com 6,79% do capital, logo atrás dos 21,35% da China Three Gorges. Somados, estes dois blocos espanhóis na EDP passarão a rondar os 13%.

 

Fernando Masaveu Herrero é um dos maiores investidores da EDP fora do grupo de accionistas com posições qualificadas (superiores a 2%), que inclui o grupo José de Mello, a IPIC, a Sonatrach, a Qatar Holding, o BES e o BCP, além da Three Gorges, Iberdrola e Liberbank.

 

Fernando Masaveu já está no Conselho Geral e de Supervisão da EDP, órgão que fiscaliza a actividade do conselho de administração executivo. O investidor espanhol é ainda, até 2014, membro da Comissão de Análise de Performance e Competitividade da EDP. Com 46 anos, administra várias empresas do grupo Masaveu, depois de ter passado por sectores tão diversos como os de bebidas, saúde, finanças, transporte, ambiente e imobiliário.

 

O grupo Masaveu, com sede na região das Astúrias, é um conglomerado com activos que vão dos cimentos ao imobiliário, passando pelo sector vinícola, saúde, parques de estacionamento e ainda pelo mercado da arte.

Ver comentários
Saber mais EDP Liberbank Masaveu aliança
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio