Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

GreenYellow vai investir 150 milhões em Portugal e Polónia para construir 100 MW de solar

A empresa francesa acaba de comprar a GEM e a transação envolve cerca de 120 MWp de capacidade solar descentralizada nos setores da distribuição industrial e comercial. Trata-se de uma carteira de projetos fotovoltaicos na ordem dos 100 MW com a Biedronka na Polónia (Grupo Jerónimo Martins).

Para painéis solares, o apoio do Governo caiu para 1.000 euros.
Luis Cortes/Reuters
16 de Maio de 2024 às 11:33
  • ...
A empresa francesa GreenYellow, que opera no setor da produção descentralizada de energia renovável e é controlada pela investidora em private equity Ardian, anunciou esta quinta-feira a aquisição da Grow Energy Management (GEM), especializada em desenvolver projetos solares nos mercados de Portugal e da Polónia, e de dois portefólios fotovoltaicos.

Com esta operação, a GreenYellow prevê investir cerca de 150 milhões de euros nos próximos três anos em Portugal e na Polónia, com vista a desenvolver mais de 100 MWp de projetos solares descentralizados. Em 2023, a empresa alocou 400 milhões de euros a investimentos globais, metade dos quais destinados à expansão na Europa. Para 2024, pretende reforçar estes esforços com 500 milhões de euros de novos financiamentos.

A transação envolve também cerca de 120 MWp de capacidade solar descentralizada, pronta a ser construída ou já em operação, nos sectores da distribuição industrial e comercial. Mais concretamente, trata-se de uma carteira de projetos fotovoltaicos na ordem dos 100 MW com a Biedronka na Polónia (Grupo Jerónimo Martins).

Com esta aquisição, a GreenYellow pretende expandir a sua operação nos dois países europeus, refere a empresa em comunicado. A operação, que inclui uma permuta de ações, tornará a GEM e a GreenYellow Portugal numa única entidade, com sede em Lisboa e controlada pela GreenYellow.

A empresa continuará a desenvolver projetos de energia fotovoltaica descentralizada para empresas, com destaque para o autoconsumo solar e "energy as a service". Miguel Almeida Henriques, Miguel Magalhães e Bernardo Matos são os responsáveis que vão co-liderar a GreenYellow Portugal.

"Esta integração testemunha a confiança da GEM e dos seus clientes no nosso grupo. A operação está em linha com a nossa estratégia de acelerar a expansão europeia, anunciada no final de 2022", afirma Otmane Hajji, Presidente da GreenYellow.

Por seu lado, Miguel Almeida Henriques, CEO da GEM e co-CEO da GreenYellow Portugal, referiu que "a GEM desenvolveu projetos no mercado português de autoconsumo (UPAC) com clientes de primeira linha. A GreenYellow é o parceiro ideal para a próxima fase do nosso crescimento, trazendo tanto a capacidade financeira como a experiência técnica para acelerar o nosso desenvolvimento. A nossa compatibilidade geográfica na Polónia e em Portugal vai permitir-nos gerar sinergias comerciais entre as equipas". 

Fundada em 2007, a GreenYellow está presente em 20 países e quatro continentes, Já a Grow Energy Management (GEM) é responsável pela construção de cerca de 1.350 centrais solares e pela implementação de nove projetos de eficiência energética.
Ver comentários
Saber mais Fundos de investimento Energia solar Empresas Investimentos Portugal Polónia Grow Biedronka Jerónimo Martins Miguel Magalhães
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio