Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo reforça alívio fiscal no ISP mas combustíveis vão ficar mais caros

O Governo reforçou a descida no ISP que irá vigorar na próxima semana mas, ainda assim, os consumidores deverão pagar mais nos postos de combustível a partir de segunda-feira.

Neste cenário, os governos pontapeiam as metas climáticas e apoiam o investimento em combustíveis fósseis, para combater a inflação e o risco de agitação social enquanto repensam o caminho para um futuro baixo em carbono.

Apercebendo-se da subida dos preços das matérias-primas e do risco de um desastre económico devido ao calendário irrealista para a transição energética, os decisores políticos dão mais importância a sustentar a economia a curto prazo do que a salvar o ambiente a longo prazo.

Durante cinco anos, os Governos aliviam a burocracia no que toca ao investimento na produção de petróleo e durante dez anos flexibilizam os processos para a produção de gás natural, para incentivar os produtores a assegurarem abastecimentos adequados e preços razoáveis, colmatando assim a lacuna entre a energia disponível no presente e a energia limpa prevista para o futuro.
Pedro Brutt Pacheco
06 de Maio de 2022 às 20:15
  • 6
  • ...
O Governo informou que determinou uma redução adicional do ISP de 1,2 cêntimos por litro de gasóleo e de 2 cêntimos por litro de gasolina, o que, diz, eleva o alívio global da carga fiscal nos combustíveis para 21,5 cêntimos no litro de diesel e de 22,5 cêntimos na gasolina.

Apesar desta medida, o Executivo estima que os preços dos combustíveis nas bombas fiquem mais caros a partir de segunda-feira, o que decorrerá da subida nos preços nos mercados internacionais.

Assim, o litro de gasolina deverá ficar cerca de cinco cêntimos mais caro na próxima semana, enquanto no gasóleo a subida será de aproximadamente um cêntimo por litro.

Os cálculos do Governo são feitos com a chamada "variação assumida com o efeito ISP".
Ver comentários
Saber mais gasolina gasóleo preços ISP combustíveis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio