Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gazprom eleva lucros em 71% a beneficiar da desvalorização do rublo

A operadora estatal energética aumentou em 71% os lucros no primeiro trimestre, facto que se deveu, essencialmente, à desvalorização da divisa russa ao longo dos últimos meses. A descida do preço do petróleo poderá levar também à descida do preço do gás natural.

Bloomberg
10 de Agosto de 2015 às 17:04
  • ...

A estatal russa Gazprom obteve lucros de 382 mil milhões de rublos (quase 5,5 mil milhões de euros) no primeiro trimestre, o que representa um crescimento de 71% face a igual período de 2014. Já as vendas aumentaram 6%.

 

A BBC nota que o facto de as vendas de gás natural, por parte da operadora energética russa, serem feitas em dólares faz com que, tendo em conta a actual desvalorização do rublo, suba o preço em rublos do gás vendido. A desvalorização do rublo acabou mesmo por compensar a queda do volume de vendas da Gazprom, que recuou 10% para os 132 mil milhões de metros cúbicos de gás natural.

 

A diminuição das vendas da Gazprom resulta, principalmente, das sanções económicas aplicadas pelo ocidente a Moscovo na sequência da anexação russa da região da Crimeia, primeiro, e das acções russas no leste da Ucrânia, depois. A terceira fase das sanções ocidentais incidiu visava atingir, precisamente, os sectores energético e financeiro da Rússia.

 

Facto esse que contribuiu para que a capitalização bolsista da Gazprom tenha caído quase 2%, isto apesar do aumento dos lucros verificado no primeiro trimestre.

 

No entanto, o reavivar da tendência de desvalorização do preço do petróleo nos mercados internacionais, com o barril de crude a negociar novamente abaixo dos 50 dólares, poderá determinar uma baixa do preço do gás natural, dado que o preço desta matéria-prima é0 directamente influenciado pelo valor do petróleo. Razão pela qual os analistas consultados pela BCC acreditam que os resultados da Gazprom para o ano de 2015 fiquem aquém daqueles que foram os lucros nos primeiros três meses deste ano.

 

Em Moscovo, os títulos da Gazprom fecharam a sessão desta segunda-feira, 10 de Agosto, a recuar ligeiros 0,08% para 141,23 rublos. Isto numa altura em que a divisa russa segue a cair 1,29% face ao euro.

Ver comentários
Saber mais Gazprom Rússia Ucrânia Rublo Gás Petróleo Resultados energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio