Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp já tem carregamento rápido para todos os carros eléctricos

A companhia converteu os pontos de carregamento nas estações de Aveiras, Oeiras e Pombal, para permitir cargas rápidas em 30 minutos em todos as marcas de carros eléctricos.

Miguel Baltazar
22 de Março de 2016 às 16:59
  • ...
Todos os tipos de carros eléctricos já podem abastecer rapidamente na rede da Galp. Até agora, somente as marcas nipónicas podiam abastecer em meia hora, mas agora carros eléctricos de todas as marcas já podem carregar nos postos de Oeiras, Aveiras e Pombal, não sendo preciso esperar entre seis a oito horas.

Esta conversão foi efectuada em parceria com a BMW, Renault e a Volkswagen e contou com o suporte tecnológico da Efacec, anunciou a Galp esta terça-feira, 22 de Março.

A actualização dos postos de carregamento na rede da Galp, surgem depois das vendas de carros eléctricos terem disparado mais de 240% em 2015, o que levou a um aumento do uso dos postos de carregamento eléctrico na rede Mobi.E.

De todas as cargas eléctricas efectuadas nos postos na via pública em Portugal em 2015, 10% tiveram lugar na rede da Galp. Estes carregamentos permitiram percorrer um total de 116 mil quilómetros.

Estão agora previstas "novas iniciativas" no âmbito da parceria entre a Galp, BMW, Renault e a Volkswagen, quer ao "nível de lançamentos de novos modelos de veículos, quer no alargamento da infraestrutura da rede eléctrica, o que resultará numa maior poupança e benefícios para os clientes".

Ainda recentemente, o Governo anunciou um investimento de 1,9 milhões de euros para concluir e modernizar a rede de carregamento Mobi.E. O início das obras vai ter início em Setembro e vão ser instalados 124 pontos de carregamento normal para que a rede fique completa com 1.250 postos espalhados por Portugal.

Ao mesmo tempo, a restante rede vai ser alvo de manutenção e de actualização tecnológica. Também está prevista a instalação dos 50 pontos de carregamento rápido, algo que era há muito ambicionado por diversas vozes do sector como a Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico (APVE) e a Associação de Utilizadores de Veículo Eléctrico (UVE).

(Notícia corrigida às 21:00: A rede da Galp já dispunha de pontos de carregamento rápido, mas só estavam preparados para marcas nipónicas. Com esta conversão, as restantes marcas já podem abastecer nos pontos de carregamento rápido da rede da Galp).

Ver comentários
Saber mais Galp BMW Renault Volkswagen Efacec Associação Portuguesa do Veículo Eléctrico Associação de Utilizadores de Veículo Eléctrico energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio