Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Galp e Martifer vendem projectos eólicos à EDP Renováveis por 17 milhões de euros

A EDP Renováveis adquiriu cinco sociedades titulares de licenças e direitos de interconexão à rede para capacidade de produção eólica pertencentes a um consórcio detido em partes iguais pela Galp e pela Martifer por um montante de 17 milhões de euros.

Foi há 10 anos que a EDP entrou no seu maior mercado eólico e anunciou a criação da EDP Renováveis, que hoje vale 37% do EBITDA da eléctrica. Este ano lançou uma OPA para controlar a sua subsidiária a 100%.
Bloomberg
07 de Outubro de 2015 às 17:19
  • 1
  • ...

Em comunicado enviado esta quarta-feira, 7 de Outubro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis informou ter chegado a acordo com a Ventinveste, um consórcio detido pela Galp Energia (50%) e pela Martifer (50%), para a "aquisição de certas sociedades veículo ("SPV") que detêm licenças e direitos de interligação à rede correspondentes a 216,4 megawatts (MW) de capacidade eólica, por um preço de referência aproximado de 17 milhões de euros".

Também num comunicado enviado à CMVM, a Galp Energia diz ter chegado a acordo com a EDP Renováveis "para a venda de cinco sociedades titulares de licenças e direitos de interconexão à rede para capacidade de produção eólica a instalar de 216,4 MW". Também a petrolífera nacional faz referência a um valor em torno dos 17 milhões de euros.

Uma vez mais em informação prestada ao regulador, desta vez por parte da Martifer, a empresa que opera no sector das estruturas metálicas também se referiu a "um valor de referência de cerca de 17 milhões de euros".

 

Tanto a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva como a cotada liderada por Manso Neto realçam que a concretização desta operação está dependente da aprovação por parte das autoridades administrativas e de concorrência competentes. 

A EDP Renováveis explica que pretende com esta operação "maximizar o valor criado nos projectos desde a fase inicial de desenvolvimento" e revela que "o comissionamento e início de operação dos novos parques eólicos da EDPR é esperado acontecer até 2018".

Já a Galp aproveita para explicar que a Ventinveste"foca assim a sua actividade num portefólio eólico com 12 MW em produção e uma participação de 50% no projecto Âncora Wind, com 176,1 MW em construção para entrada em produção a partir de 2016".

AEDP Renováveis fechou a sessão bolsista desta quarta-feira a apreciar 1,78% para 6,28 euros, tal como a Galp Energia que somou 3,11% para 10,28 euros.


(Notícia actualizada às 17h27)

Ver comentários
Saber mais EDP Galp Energia Martifer CMVM energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio