Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fusão EDP-Gas Natural foi notícia há 11 anos

A 2 de Outubro de 2006, o jornal espanhol El Mundo avançava que a EDP teria proposto à Gas Natural uma fusão amigável. A notícia foi desmentida no próprio dia pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, e pelo CEO da eléctrica nacional, António Mexia.

03 de Julho de 2017 às 20:40
  • ...

A Reuters avançou hoje que a Gas Natural está a abordar a EDP para uma fusão entre as duas companhias, numa operação que já foi pensado no passado. No próximo dia 2 de Outubro fará 11 anos que correu a notícia de que a EDP estava a abordar, através do seu accionista Estado, a espanhola Gas Natural no sentido de avançarem para uma fusão amigável e criarem uma grande empresa ibérica no valor de 30 mil milhões de dólares.

A proposta, avançada pelo El Mundo, teria sido apresentada pelo então ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, que uma semana antes teria estado reunido com o presidente da Repsol YPF, e também vice-presidente da Gas Natural, Antoni Brufau.


O vice-presidente da Gas Natural, segundo o jornal espanhol, teria dito a Pinho que o maior "inconveniente" à fusão seria a posição que o Estado português detinha na eléctrica nacional.


O El Mundo sublinhava ainda que o governo espanhol veria com bons olhos esta união, desde que o Estado português saísse da EDP, onde controlava 20,49% do capital.


No próprio dia, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) instou o ministro da Economia a esclarecer a notícia e, em comunicado conjunto, os ministérios da Economia e Finanças desmentiram essainformação, afirmando que era "100% falsa" a discussão de uma eventual fusão com a Gas Natural ou com outra empresa espanhola. 


"A notícia veiculada hoje pelo jornal espanhol El Mundo sobre o Ministro da Economia e da Inovação ter discutido a possibilidade de fusão entre a EDP e a Gás Natural ou outra empresa espanhola é 100% falsa", referia o comunicado conjunto dos ministérios da Economia e das Finanças.


Também o CEO da EDP, António Mexia, afastou o cenário de fusão, dizendo que era "puramente especulativo" e negando quaisquer contactos de aproximação entre as duas empresas. Mas isso não impediu a EDP de disparar em bolsa, tendo atingido máximos de seis anos.

Ver comentários
Saber mais EDP Gas Natural presidente da Repsol YPF Antoni Brufau Manuel Pinho António Mexia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio