Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Finerge angaria 700 milhões para pôr mais eólicas a girar

Foram 12 as instituições que se juntaram para financiar 700 milhões de euros à produtora de energia renovável Finerge. A empresa diz ter na mira novos projetos em Portugal e na União Europeia.

O antigo presidente executivo da Impresa é o CEO da Finerge Bruno Simão/Negócios
13 de Maio de 2019 às 12:53
  • ...

A Finerge, que se assume ser o segundo maior produtor de energia eólica em Portugal, assegurou um financiamento de 700 milhões de euros numa ronda que envolveu 12 instituições.

A quantia angariada vem "permitir acelerar o crescimento da Finerge, em Portugal e no estrangeiro", avança a empresa em comunicado. O financiamento inclui 706 milhões de euros e 92 milhões de euros em linhas de crédito, constituindo a "maior (operação) alguma vez montada na Europa destinada a uma plataforma eólica onshore".

O acordo de financiamento foi assinado com 12 instituições: ING, Santander, DWS, BNP Paribas, IFM Investors Pty, BBVA, Novo Banco, KommunalKredit, Generali, Schroders, SMBC e Bankinter. A plataforma criada contempla diferentes modalidades financeiras que abarcam desde empréstimos de longo prazo à emissão de títulos, tendo o empréstimo sido certificado como "empréstimo verde".

Entre os benefícios das condições de financiamento, a empresa aponta vantagens em termos da maturidade da dívida e a "flexibilidade necessária para suportar os investimentos do grupo em aquisições e no desenvolvimento de novos projetos em Portugal e por toda a União Europeia".

Para o CEO da Finerge, Pedro Norton, o sucesso da operação está ligado ao "perfil de risco do grupo, a qualidade da equipa e dos ativos existentes, a capacidade demonstrada na seleção e a gestão de novas oportunidades".

A Finerge dedica-se à conceção e desenvolvimento de projetos, passando pela construção até à exploração de centrais. Os 508 aerogeradores instalados nas 43 centrais eólicas que explora, somam de momento uma capacidade instalada de 908,1 MW. A empresa reporta que anualmente fatura mais de 170 milhões de euros e diz já ter investido mais de 1,2 mil milhões de euros em Portugal. 

Ver comentários
Saber mais Santander Finerge Europa BNP Paribas Portugal SMBC BBVA ING IFM Investors Pty Novo Banco KommunalKredit Generali Schroders Bankinter União Europeia Pedro Norton economia negócios e finanças economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio