Notícia
Famílias numerosas podem poupar 224 euros por ano na luz no mercado livre
Face ao regulado, a Eni Plenitude é a comercializadora com melhor fatura para um casal sem filhos, enquanto para um casal dois filhos lidera a Goldenergy e para um casal com quatro filhos a melhor opção é a Repsol.
Quanto maior a família, maior a poupança na conta da luz ao optar por um fornecedor de eletricidade em mercado livre, face ao mercado regulado (que ainda existe, mas tem o seu fim anunciado já em 2026). De acordo com os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para o primeiro trimestre de 2025, comparando a oferta de eletricidade mais competitiva do mercado e a tarifa definida pelo regulador, "conclui-se que os consumidores com consumos anuais mais elevados, em termos absolutos, são os que conseguem poupar mais".
Para um casal com quatro filhos, esta poupança pode chegar a 224 euros por ano (9%) no contrato de eletricidade (poupança de 9%), enquanto um agregado familiar apenas com dois adultos poderá poupar 48 euros (11%) e um casal com dois filhos poupa 117 euros. Juntando luz e gás, a mesma família numerosa poupa 23 euros por ano face ao mercado regulado e o casal sem filhos 16 euros.
No entanto, adverte a ERSE, nem todas as empresas em m3rcado livre apresentam ofertas comerciais mais competitivas do que a tarifa regulada: de um total de 24 comercializadores de eletricidade (e 256 ofertas), entre 13 e 16 permitem esta poupança (consoante o consumidor tipo), sendo os restantes mais caros.
Para o consumidor tipo 1 (casal sem filhos), e considerando as ofertas de eletricidade mais competitivas de cada um dos comercializadores, aquela que apresenta uma fatura mais baixa é da Eni Plenitude ("Tarifa Fácil") com um valor de 32,68 euros por mês (quase menos quatro euros mensais do que na tarifa regulada). Em segundo lugar surge a GoldEnergy (tarifa bi-horária "Monoeletrico ACP", para novos clientes que sejam sócios ACP) e em terceiro a EDP Comecial, com 33,39 euros (tarifa simples "Eletricidade NOS", consicuionada a clientes NOS). Juntando luz e gás, a oferta melhor é a da EDP Comercial ("Gás + Eletricidade NOS"), no valor de 51,31 euros.
No caso de um casal com dois filhos, a conta da luz mais em conta é a da GoldEnergy ("Monoeletrico ACP"), no valor de 85,04 euros (menos 9,71 euros do que a tarifa regulada), seguida da Galp ("Galp & Continente), de 85,06 euros e da Ibelectra ("Solução Segura"), com 87,82 euros. Aqui, em termos de ofertas duais, o melhor é optar pela tariga regulada, diz a ERSE, no valor de 125,27 euros mensais.
Já para uma família numerosa, com quatro filhos, a Repsol ("Tarifa Repsol"), surge em primeiro lugar, com 193,74 euros por mês (poupança mensal de 18,63 euros em relação ao regulado), a Ibelectra ("Solução Segura") em segundo com 194 euros e a Galp em terceiro "Galp & Continente", com 195,96 euros. Com uma mesma fatura para luz e gás, esta família também na Repsol a melhor oferta de mercado (270,86 euros).