Notícia
Licitações pelo TikTok aumentam com fim do prazo para "legalizar" nos EUA
O prazo para o TikTok encontrar um comprador está a aproximar-se. Empresas e empresários chegam-se à frente para ganhar a rede social que soma 170 milhões de utilizadores.

O prazo para o TikTok encontrar um comprador nos Estados Unidos da América (EUA) termina a 5 de abril e não faltam licitações para adquirir a rede social detida pela ByteDance. Depois da Amazon, chegou a vez do fundador do OnlyFans ingressar na batalha pela rede social.
Com mais de 170 milhões de utilizadores, o TikTok tornou-se uma das redes sociais com maior atração nos EUA. Além de um espaço de conteúdo, o TikTok transformou-se numa rede que gerou receitas de 10 mil milhões de dólares só em 2024.
O fundador da plataforma de conteúdo adulto, Tim Stokely, lidera um consórcio que lançou recentemente uma oferta para retirar a plataforma de mãos chinesas no bloco americano. A proposta de Stokley chegou através da startup de redes sociais Zoop e da empresa de criptomoedas The Hbar Foundation.
A proposta deste consórcio chegou já depois daquela apresentada pela Amazon. A oferta "representa um momento David contra Golias e posiciona-se contra os gigantes tradicionais das redes sociais, priorizando o criador [em vez da empresa", partilhou o consórcio com a Wired.
ByteDance fora da escolha?
O processo do TikTok está a ser tratado diretamente pela Casa Branca, em vez da empresa chinesa que se coloca como vendedora.
A própria Amazon, fundada por Jeff Bezos e agora liderada por Andy Jassy, que ainda não comentaram o tema, enviou a proposta de última hora diretamente para o vice-presidente JD Vance e para o secretário do comércio.
Donald Trump comentou publicamente que acredita que a empresa-mãe do TikTok vai chegar a acordo para venda antes de sábado. Contudo, a ByteDance já garantiu, por diversas vezes, que o TikTok não se encontra à venda.
No início de março, o presidente dos EUA revelou que a sua administração estava "em contacto com quatro diferentes grupos" interessados na compra da plataforma de vídeos curtos.
Que propostas existem?
Uma das propostas a chegar à mesa das negociações foi a do consórcio "The People's Bid for TikTok", de Kevin O'Leary (empresário do Shark Thank) e Frank McCourt (dono dos Los Angeles Dodgers). O grupo oferecia 20 mil milhões para adquirir o TikTok nos EUA, uma das maiores ofertas.
Por outro lado, a Perplexity AI, uma das concorrentes do ChatGPT, fez uma proposta de fusão à ByteDance. Esta é uma solução que garante que a empresa chinesa continua na plataforma e satisfaz Trump. Com esta oferta, o negócio poderá ascender a 50 mil milhões de dólares.
Apesar do interesse, Trump lançou no início de fevereiro uma ordem para os EUA criarem um fundo soberano no espaço de um ano. O Presidente deu a ideia que este fundo poderia comprar o TikTok, mas impunha-se a questão do prazo para a sua criação.