Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eólicas europeias no offshore crescem 200% no primeiro semestre

O primeiro semestre ficou marcado por um recorde de nova capacidade instalada de parques eólicos no offshore. A indústria precisa de angariar 10 mil milhões para novos projectos para crescer 20%. Portugal tem menos de 1% da capacidade instalada na Europa, com o Reino Unido a liderar (56%).

Miguel Baltazar/Negócios
30 de Julho de 2015 às 13:46
  • ...
A indústria europeia de parques eólicos marítimos registou um recorde de nova capacidade instalada no primeiro semestre. A conclusão de diversos projectos permitiu ligar à rede mais 2.342 megawatts em 12 parques (MW) para um total de 10.393 MW em 82 parques eólicos localizados em 11 países. Isto representa um crescimento de 200% da nova capacidade instalada face a período homólogo, de acordo com os dados da Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA, na sigla em inglês).

Actualmente existem 584 turbinas eólicas ligadas à rede, com a capacidade média de produção por máquina a aumentar dos 3,5 MW para os 4,2 MW face a período homólogo, à medida que as empresas desenvolvem modelos cada vez potentes. Por país, a Alemanha (9 parques) lidera no número de parques, seguido pelo Reino Unido (4) e os Países Baixos (2).

Por empresas, a alemã Siemens foi a responsável por instalar a maior parte da nova capacidade (57%), seguida da franco-espanhola Adwen (19%), da dinamarquesa MHI Vestas (14%) e da alemã Senvion (9%).

A associação aponta que as tendências "de alívio das condições de empréstimo como margens e maturidades mantiveram-se durante o primeiro semestre". Isto aconteceu devido às "condições favoráveis nos mercados financeiros, a atractividade do sector e a experiência considerável que foi acumulada durante uma década". Os bancos comerciais estão a olhar cada vez mais para este sector ao aumentarem o financiamento.

O desenvolvimento de novos parques eólicos marítimos europeus já projectados até ao final de 2016 vai requerer um total de 10 mil milhões de euros em financiamento, segundo estimativas da EWEA.

Este dinheiro vai servir para financiar seis novos parques no Reino Unido, Países Baixos, Bélgica e Alemanha para instalar 2.191 MW até ao final do próximo ano. A maior fatia de investimento vai para três parques no Reino Unido que vão precisar de mais de sete mil milhões de euros para instalar 1.400 MW.

Em Portugal existe um parque eólico no offshore com uma turbina com capacidade de 2 MW, 0,02% do total europeu. No final de 2014, o Reino Unido liderava em capacidade instalada (55,9%), seguida da Dinamarca (15,8%) e da Alemanha (13%).
Ver comentários
Saber mais Associação Europeia de Energia Eólica eólicas EWEA Alemanha Reino Unido Países Baixos Bélgica energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio