Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP reforça caça ao “gato” no Brasil

As perdas comerciais no Brasil ainda são ainda uma realidade muito concreta, avançou o administrador da EDP Brasil, Miguel Setas. No país ainda prolifera aquilo que no país se chamam os “gatos”, ou seja, puxadas de electricidade da rede pública para as casas particulares.

07 de Junho de 2013 às 07:00
  • 1
  • ...

“Temos um volume de perdas comerciais que merece uma atenção muito especial. E o combate mais intensivo nos próximos anos”, avançou Miguel Setas, à margem do “road show” de fornecedores em S. Paulo, que acaba hoje.

 

A EDP acredita que a regularização de clandestinos pode ser também uma forma de fazer crescer a sua base de clientes. “Não são consumidores formais e estão a furtar energia”, especifica o administrador da EDP. No ano passado, a energia furtada representava 5% da energia total colocada na rede da EDP em S.Paulo, e de 6% em Espírito Santo. “Uma parte destas perdas é, no entanto, mitigada por uma compensação que é colocada na factura da electricidade. Ou seja, uma parcela destas perdas é socializada”, explicou Miguel Setas.

 

No ano passado, só em S.Paulo, a EDP Brasil regularizou 15 mil clandestinos. Como? “Não lhes batemos”, explica a presidente Ana Maria Fernandes. A chegada da nova presidente da EDP Brasil coincidiu com uma nova forma de abordar este problema, “mais feminina e menos musculada”, segundo o administrador com o pelouro da comercialização. No passado, a EDP tentou o método coercivo mas não resultou. “Quando tiramos os gatos, numa semana, eles voltam na outra. São vadios”, ironizou o administrador.

 

Ana Maria Fernandes introduziu na empresa uma nova prática que passa por “enquadrar estes clientes num consumo responsável”.  Miguel Setas disse que agora a abordagem da EDP Brasil tem uma visão mais social. “Tentamos ajudar estes clientes a consumir menos, doando frigoríficos e aconselhando o uso de lâmpadas eficientes, ou encaminhando-os para a tarifa social que reduz a conta substancialmente para quem tem baixos rendimentos”, rematou ao administrador da EDP Brasil.

 

*Em São Paulo a convite da EDP

Ver comentários
Saber mais EDP Brasil electricidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio