Notícia
EDP compra 3% da Cantábrico por 106 milhões
A EDP comprou 3% da Hidroeléctrica Del Cantábrico (HC) à Liberbank, no âmbito de um acordo estabelecido em 2004.
A EDP pagou 106 milhões de euros por 3% do capital da HC, passando a deter 99,87% do capital da empresa, de acordo com um comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A aquisição desta participação ocorreu no âmbito de um acordo assinado entre a EDP e a Cajastur, actualmente Liberbank, em 2004. Na altura, a Cajastur ficou com 3,13% do capital da HC e tinha uma opção de venda desta posição que podia exercer até 31 de Dezembro de 2025, “por um preço indexado ao valor das acções da EDP”, explica o comunicado.
A Liberbank quis accionar a opção de venda, tendo assim vendido os 3% do capital e ficando com os restantes 0,13%. A Liberbank manteve a opção de venda do restante capital da HC até 31 de Dezembro de 2017. “Após esta data, a EDP terá a opção de aumentar a sua participação na HC para 100%. O preço inerente a estas opções será calculado de acordo com a fórmula existente, indexado ao valor das acções EDP”, explica a mesma fonte.
“Com este acordo a EDP aumenta a participação detida no capital social da HC para 99,87% (incluíndo as acções próprias), mantendo a parceria estratégica existente com a Liberbank, accionista relevante da Oppidum Capital, S.L., que por sua vez detém de uma participação de 7,19% no capital social da EDP”, adianta a eléctrica em comunicado.
As acções da EDP fecharam esta sexta-feira, 20 de Dezembro, a cair 0,38% para 2,62 euros.