Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP aumenta lucros para 1.040 milhões

A EDP fechou o ano passado com um lucro de 1.040 milhões de euros, mais 4% do que em igual período do ano passado. A eléctrica superou ligeiramente as estimativas dos analistas.

O Haitong avalia as acções da EDP em 3,35 euros, o que implica um potencial de valorização 19%. A recomendação é de comprar.

O banco de investimento assinala que a EDP está a negociar com “múltiplos muito atractivos”, apesar dos factores favoráveis que deverão impulsionar os resultados no segundo semestre, tais como as boas condições na geração de energia e a valorização do real. Se a avaliação da EDP tivesse em conta os preços-alvo da Haitong para a EDP Renováveis e EDP Brasil, e não as cotações actuais, a avaliação da EDP seria de 3,63 euros.

O Haitong destaca que a cotada liderada por António Mexia está exposta ao risco soberano de Portugal, pelo que um agravamento nos “spreads” da dívida portuguesa “terá um impacto negativo na acção”. Isto apesar de a EDP estar a reduzir o endividamento, o custo da dívida (30 pontos base entre 2016 e 2018) e ter as suas necessidades de financiamento cobertas até 2019.
Miguel Baltazar/Negócios
03 de Março de 2015 às 17:03
  • ...

A EDP terminou 2014 com um resultado líquido de 1.040 milhões de euros, mais 4% do que os 1.005 milhões obtidos em 2013, de acordo com o comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). 

 

Os analistas consultados pela Reuters estimavam um aumento dos lucros para um valor médio de 1.020 milhões de euros.

 

Apesar da melhoria dos lucros, a EDP registou uma quebra de 2% da margem bruta para 5,37 mil milhões de euros, enquanto os custos operacionais diminuíram 7% para 1,72 mil milhões de euros.

 

Já o EBITDA cresceu 1% para 3,6 mil milhões de euros, com a empresa liderada por António Mexia a realçar que esta rubrica foi afectada pela "seca severa no Brasil, alterações regulatórias na Península Ibérica e por um impacto cambial adverso", essencialmente devido à queda do real.

 

A contribuir para a melhoria do EBITDA esteve o Brasil, as actividades liberalizadas e as redes reguladas na Península Ibérica. Do lado oposto esteve a produção contratada de longo prazo e o eólico e solar.

 

A dívida líquida da empresa estabilizou em torno dos 17 mil milhões de euros

 

Nos resultados divulgados esta terça-feira, 3 de Março, a EDP revela ainda que em 2014 diminuiu o número de funcionários em 373 para um total de 11.798. No comunicado, a eléctrica revela que "lançou um programa de pré-reformas, que resultou num custo de 48 milhões de euros" no último trimestre do ano.

 

(Correcção: As estimativas dos analistas apontavam para 1.020 milhões e não para 1.050 milhões como inicialmente referido)

Ver comentários
Saber mais EDP António Mexia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio