Notícia
EDP mantém dividendo de 18,5 cêntimos
A eléctrica portuguesa decidiu manter a remuneração aos accionistas, com base nos resultados do ano passado. Os investidores vão receber 18,5 cêntimos por cada um dos títulos que tiverem em carteira.
A EDP deixou inalterado o valor da remuneração accionista. Vai propor em assembleia-geral o pagamento dos mesmos 18,5 cêntimos de euro que tem vindo a pagar aos investidores nos últimos anos, um valor que ainda assim é bastante atractivo. Tendo em conta a cotação actual, a eléctrica liderada por António Mexia apresenta um dos dividendos mais rentáveis da praça portuguesa.
"O Conselho de Administração Executivo irá propor na Assembleia Geral de Accionistas a distribuição de um dividendo relativo ao exercício de 2014 no valor de 0,185 euros por acção", diz a eléctrica liderada por António Mexia em comunicado enviado à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM).
Vai ser, assim, o quarto ano consecutivo em que o dividendo da EDP é de 18,5 cêntimos por cada acção – antes disso, a eléctrica foi elevando anualmente a remuneração em 1,5 cêntimos ao ano. Tendo em conta o número de acções representativas do capital, a empresa deverá entregar 67 milhões de euros. Ou seja, 6,5% do resultado líquido de 1.040 milhões de euros.
Tendo em conta a cotação de fecho da última sessão na bolsa nacional, de 3,491 euros, a remuneração da EDP apresenta uma rendibilidade de 5,29%. É um retorno elevado, que fica acima da média da rendibilidade oferecida pelas empresas que integram o principal índice da bolsa de Lisboa.
(Correcção: Onde se lia 65% do resultado líquido, deve ler-se 6,5% do resultado líquido)