Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Renováveis tem luz verde da Autoridade da Concorrência para comprar Parque Eólico de Moncorvo

Autoridade da Concorrência diz que operação de concentração não é "suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste". 

À intenção de diminuir as emissões poluentes juntou-se nos últimos meses o objetivo da União Europeia de diminuir a dependência da Rússia.
Víctor Ruiz Caballero/Reuters
14 de Fevereiro de 2023 às 15:22
  • ...
A Autoridade da Concorrência (AdC) comunicou esta terça-feira que não se opõe à compra da empresa Parque Eólico de Moncorvo, que atualmente se dedica a conceber e implementar o parque eólico de Morgavel, no concelho de Sines, pela EDP Renováveis. 

"Em 14 de fevereiro de 2023, o Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida pela alínea d) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 125/2014, de 18 de agosto, delibera adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 50.º da Lei da Concorrência", pode ler-se numa nota hoje divulgada na página oficial da AdC.

Na base da decisão, segundo justificou a entidade responsável pela concorrência em Portugal, está o facto de a operação de concentração em causa não ser "suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste". 


A notificação à AdC foi feita pelo braço energético da EDP em meados de dezembro. De acordo com a informação veiculada pela Autoridade da Concorrência na altura, a Parque Eólico de Moncorvo, ou Morgavel, desenvolve a sua atividade no setor da construção e exploração de centrais eólicas e é a titular de um direito de interconexão à rede de 50 Megawatt (MW) de capacidade de produção eólica com remuneração. Tem ainda direito a instalar 10 MW adicionais de sobreequipamento, nos termos de contrato celebrado com a Direção-Geral de Energia e Geologia, em maio de 2009.
Ver comentários
Saber mais AdC Parque Eólico de Moncorvo EDP Renováveis Morgavel Parque Eólico Sines
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio