Notícia
Desconto da Endesa no leilão da Deco vai até 5%
A proposta da Endesa no leilão organizado pela Deco irá traduzir-se num desconto de 5% face aos preços actualmente em vigor nas tarifas transitórias de electricidade, ficando o desconto limitado a 1,2% no caso das tarifas bi-horárias.
O director da Deco, Pedro Moreira, mostrou-se satisfeito com o desfecho do leilão, notando, em conferência de imprensa, que “em todos os casos o resultado do leilão é melhor que o mercado”.
A Deco estima que a poupança anual para os clientes com tarifa simples que adiram à oferta da Endesa vá de 1 euro, para a potência de 1,15 KVA, até 79 euros, para a potência de 20,7 KVA. A potência de 6,9 KVA, que é uma das mais comuns entre as famílias portuguesas, deverá ter uma poupança a anual de 23 euros, pelos cálculos da Deco.
A associação de defesa dos consumidores esclareceu que nas tarifas simples a oferta da Endesa contempla um desconto de 5% apenas sobre o termo de energia a partir do escalão de 3,45 KVA, sendo que abaixo dessa potência o desconto de 5% incide sobre o termo de potência.
Nas tarifas bi-horárias o desconto de 1,2% será aplicado à componente do consumo em todos os níveis de potência contratada.
Adicionalmente, os consumidores que já sejam associados da Deco irão beneficiar de um desconto na primeira factura, de pelo menos 5 euros, sendo que esse crédito na sua conta de electricidade poderá ser superior caso a campanha da Deco tenha mais de 100 mil adesões.
O presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, assegurou sexta-feira que a empresa está preparada para receber todos os clientes que queiram contratar a oferta que a Endesa apresentou no leilão da Deco, tendo o mesmo responsável garantido ao Negócios que a empresa tem “ferramentas poderosas” para gerir o fluxo de novos consumidores.
A Endesa tem actualmente cerca de 250 mil clientes em Portugal. Pelo leilão da Deco poderão ir para a Endesa, no limite, outros 587 mil consumidores.