Notícia
Comissão de inquérito às rendas da energia quer ouvir 100 personalidades, incluindo Costa
Todos os primeiros-ministros entre 2004 e 2018 serão chamados à comissão de inquérito.
A comissão parlamentar de inquérito às rendas da energia aprovou esta quinta-feira, 14 de Junho, por unanimidade, todos os requerimentos dos partidos para audições, chamando assim 100 personalidades, entre as quais todos os primeiros-ministros entre 2004 e 2018, incluindo António Costa.
"Acabámos de aprovar, por unanimidade, a audição de 100 individualidades e mais 17 entidades. Destas entidades há seis cujos nomes dos presidentes constam das 100 individualidades", disse a deputada do PSD Maria das Mercês Borges, a presidente da comissão parlamentar de inquérito ao pagamento de rendas excessivas aos produtores eléctricos.
O PSD tinha sido o único partido a requer a audição do chefe do actual Governo, António Costa, uma vez que chamou "todos os primeiros-ministros que exerceram funções no período objecto desta comissão", que foi fixado entre 2004 e 2018.
O BE - partido que propôs a comissão - requereu apenas a audição dos antigos primeiros-ministros Durão Barroso, Pedro Santana Lopes, José Sócrates e Pedro Passos Coelho.
Entre o lote de personalidades a ouvir está o ex-ministro da Economia Manuel Pinho, o presidente da EDP, António Mexia, e o ex-presidente do BES Ricardo Salgado.
Do actual Executivo serão ouvidos o ministro das Finanças, Mário Centeno, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.