Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cepsa investe 20 milhões para vender gás de garrafa em Portugal

A petrolífera espanhola pretende atingir os 24% de quota de mercado em Portugal, à semelhança do que acontece em Espanha.

Bruno Simão/Negócios
André Cabrita-Mendes andremendes@negocios.pt 26 de Outubro de 2017 às 11:58

A Cepsa já começou a vender gás de botija em Portugal. As primeiras botijas da empresa espanhola foram vendidas durante o mês de Setembro em algumas zonas do país.

A petrolífera pretende investir um total de 20 milhões de euros para entrar no mercado português, como o Negócios avançou em primeira mão em Maio.

 

"Os nossos objectivos são ter em Portugal a mesma quota de mercado que temos no mercado espanhol. Isto não se faz de imediato, são anos de trabalho, mas pensamos que no futuro podemos obter uma quota de mercado na ordem dos 23%-24%, tal como em Espanha", disse o presidente da unidade de gás da Cepsa, Filipe Henriques (na foto), esta quinta-feira, 26 de Outubro.

"Começámos na zona do Porto, Santarém, e estamos também na zona de Lisboa. Estamos a negociar com novos distribuidores e vamos começar rapidamente em Setúbal e pensamos que em zonas do Norte do país vamos começar a distribuir no início do próximo ano", explicou Filipe Henriques à margem de um evento da Cepsa que decorreu em Lisboa.

A maioria dos 20 milhões de euros são para comprar garrafas de gás, adianta a empresa, sendo que o enchimento das garrafas vai ser feito em Espanha, nas infra-estruturas da Cepsa.

Questionado sobre o facto da Galp dominar as vendas de botijas no mercado português, a Cepsa disse estar habituada a competir com empresas fortes, como a Repsol em Espanha.

"Estamos habituados a concorrer com incumbentes muito fortes, se vocês repararem estamos a concorrer com uma empresa que herdou todos os activos do monopólio, onde tinha 100% do mercado", afirmou, lembrando que atingiram 23-24% do mercado espanhol em menos de 20 anos.

A estratégia da Cepsa passa por vender o gás engarrafado nos seus 260 postos de combustível, mas recorrendo também a revendedores para chegar a mais clientes. O mercado português conta com 2,6 milhões de consumidores de gás engarrafado.

A Cepsa entrou assim entrar num mercado que é dominado pela Galp com uma quota acima de 50%. Seguem-se a Repsol e a Rubis no pódio, com o mercado a contar com empresas como a Prio ou a Oz. Em Portugal, existem 50 mil postos de venda de gás de garrafa, sendo vendidas 25 milhões de botijas anualmente.

Apesar de ser consumido por dois terços dos portugueses, o preço do gás de botija é duas vezes superior ao do gás natural, segundo a Deco, concluindo que o preço da botija duplicou nos últimos 15 anos.Começamos na zona do Porto, Santarém, e estamos também na zona de Lisboa

Ver comentários
Saber mais Cepsa Portugal Filipe Henriques Espanha gás de botija gás engarrafado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio