Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Catalã BNZ assina primeiro acordo de venda de energia em Portugal

A empresa garante que "Portugal é um mercado prioritário devido ao seu elevado potencial na produção de energia renovável, especialmente no setor solar fotovoltaico" e quer "inaugurar uma central na região norte nos próximos tempos".

De acordo com o diretor-geral da BNZ, Luís Selva, em Portugal a empresa está também atenta a projetos renováveis híbridos e com baterias.
D.R.
16 de Outubro de 2024 às 12:11
  • ...

Depois de ter anunciado um novo financiamento de 680 milhões de euros para investir em projetos solares em Portugal, Espanha e Itália, a espanhola BNZ deu conta esta quarta-feira que acaba de celebrar o primeiro acordo de venda de energia (virtual power purchase agreement) no país com a Ardagh Metal Packaging-Europe, uma empresa do Grupo Ardagh. 

"Este contrato virtual não só reforça a nossa presença em Portugal, um dos nossos principais mercados, como também contribui para o nosso compromisso partilhado com a AMP-Europe de promover a descarbonização e avançar para um futuro", disse o diretor executivo da BNZ, Luis Selva.

A empresa garante ainda que "Portugal é um mercado prioritário devido ao seu elevado potencial na produção de energia renovável, especialmente no setor solar fotovoltaico". Neste momento a energética espanhola está a desenvolver vários projetos no país e diz que pretende "inaugurar uma central na região norte nos próximos tempos".

De acordo com a BNZ, este acordo agora celebrado permitirá fornecer um certificado de eletricidade 100% verde à AMP Europe num contrato a longo prazo de 12 anos. Mais concretamente, a BNZ irá assegurar o fornecimento de 146 GWh de energia por ano a partir de 2026, o que permitirá compensar cerca de 50% do consumo de energia da AMP-Europe. 

Para a produtora independente de energia com sede em Barcelona, com este contrato passa a "vender energia
renovável a um grande parceiro multinacional, consolidando a sua posição no mercado das energias renováveis no sul da Europa".

Recentemente, a BNZ inaugurou as suas primeiras centrais solares fotovoltaicas na província de Cádis, em Espanha. No total, a empresa prevê instalar uma carteira de mais de 1,7 GW de energia solar fotovoltaica no sul da Europa até ao final de 2026.

Para David Spratt, diretor executivo da AMP-Europe, "este acordo constitui um marco significativo na
expansão da nossa carteira de contratos virtuais de compra de energia na Europa". 

Ardagh Metal Packaging (AMP) é um fornecedor mundial de latas e tampas metálicas para bebidas. Subsidiária da empresa de embalagens Ardagh Group, a AMP opera em 23 locais de produção na Europa e na América, tem aproximadamente 6.300 funcionários e registou receitas de 4,8 mil milhões de dólares em 2023.

Ver comentários
Saber mais Energia solar Energia e recursos Energias renováveis Mercado da energia Portugal Europa Espanha David Spratt Ardagh Group
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio