Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autoconsumo dispara e representa 80% dos painéis solares instalados até junho

Do total da nova potência instalada, 19% (ou 81 MW) são centrais fotovoltaicas de grande dimensão a injetar apenas na rede elétrica, segundo o Expresso.

DR
01 de Agosto de 2023 às 09:11
  • ...

O autoconsumo de energia tem despertado, cada vez mais, o interesse dos portugueses. Os últimos dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) comprovam que a tendência se mantém, com mais de 80% da capacidade instalada até junho a direcionar-se para esta modalidade, como conta o Expresso.


No final do primeiro semestre, Portugal somava 2980 megawatts (MW) de capacidade fotovoltaica em operação. Este total, representa um aumento de 419 MW de potência solar existente face ao final de 2022. E deste bolo, 81% (338 MW) são UPAC, unidades de produção de energia destinadas ao abastecimento direto de um cliente residencial ou industrial, podendo instalar o excedente na rede elétrica de serviço público.


Do total da nova potência instalada, 19% (ou 81 MW) são centrais fotovoltaicas de grande dimensão a injetar apenas na rede elétrica.


Ao todo, segundo as mais recentes estatísticas da DGEG, Portugal tem quase 3 gigawatts (GW) de potência fotovoltaica, sendo que pouco mais de metade dessa capacidade está em grandes centrais solares (1575 MW). 

Ver comentários
Saber mais Autoconsumo renováveis energia DGEG Portugal Direção-Geral de Energia e Geologia energias alternativas economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio