Notícia
Argelina que fornece gás à Galp diz que acordou subida de preços com três clientes
A estatal argelina Sonatrach tem negócios com várias empresas europeias, como a Galp em Portugal, a Cepsa e a Endesa em Espanha, a Eni em Itália e a Engie em França.
A Argélia diz ter chegado a acordo com três "parceiros" no sentido de aumentar os preços das suas exportações de gás natural, isto numa altura em que a Europa acorre a aumentar o abastecimento junto deste país.
"Estamos confiantes em que brevemente chegaremos a acordo para reavaliar os preços com outros parceiros", declarou este domingo, em conferência de imprensa, o CEO da energética estatal Sonatrach, Toufik Hakkar – mas sem referir quais são os três parceiros com os quais já firmou um entendimento.
"As negociações são difíceis e muito cansativas, exigindo mais tempo", acrescentou Hakkar, citado pela Bloomberg.
A Argélia é a maior fornecedora de gás natural à Europa, a seguir à Rússia e à Noruega – fazendo as suas remessas de combustível através de pipelines para Espanha e Itália, e exportando também sob a forma liquefeita.
A União Europeia está a tentar reduzir o gás natural que importa a Moscovo, no âmbito das sanções aplicadas depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia. Vários responsáveis da UE já viajaram até à Argélia para tentarem garantir um compromisso de maior produção por parte daquele país.
A Sonatrach está a tentar beneficiar da subida dos preços do gás natural no ano passado (e este ano, no mercado holandês – que é a referência para a Europa – já disparam mais de 300%), e está por isso a analisar várias opções com os compradores, incluindo vincular mais os seus contratos aos preços spot (a pronto), referiu a Reuters na semana passada.
A estatal argelina tem negócios com várias empresas europeias, como a Galp em Portugal, a Cepsa e a Endesa em Espanha, a Eni em Itália e a Engie em França.