Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EDP Renováveis ganha três novas centrais eólicas em França

As três centrais vão ter a capacidade de produzir o equivalente ao consumo de electricidade de 72 mil lares. Uma das centrais foi financiada em parte pela população local, através do crowdfunding.

5º - João Manso Neto - EDP Renováveis: Um milhão de euros
24 de Junho de 2016 às 20:45
  • ...
A EDP Renováveis conta com mais três centrais eólicas em França. Num total de 36 megawatts (MW) de capacidade instalada, a produção vai permitir fornecer o equivalente ao consumo energético de 72 mil famílias.

As três centrais foram inauguradas ao longo das últimas semanas. A central de Francourville, a 70 quilómetros a sudoeste de Paris, foi inaugurada esta sexta-feira, 24 de Junho, anunciou a companhia liderada por João Manso Neto (na foto).

Já as centrais de Bouchy-Saint-Genest e Escardes (a cerca de 90 quilómetros a leste de Paris) e de Montagne-Fayel e Molliens-Dreuil (120 quilómetros a norte da capital) entraram em operação nos dias 27 de Maio e 17 de Junho, respectivamente.

A EDP Renováveis financiou uma parte da central de Escardes e Bouchy-Saint-Genest através do financiamento colectivo ('crowdfunding'), como tinha avançado o Negócios em Abril.

Mais de 85 mil euros foram angariados através de uma plataforma online francesa que contou com 180 investidores. Para os residentes na área, o retorno bruto pode chegar aos 10% por mil euros investidos.

Através de um retorno, as energéticas esperam uma menor resistência das populações locais às centrais eólicas, pois do lado financeiro o valor obtido é residual face ao necessário para a construção da central.

A companhia conta agora com um total de 382 MW em França e prepara-se para inaugurar mais uma central nas próximas semanas: em Dammarie (85 quilómetros a sudoeste de Paris).

França colocou em marcha um ambicioso plano de energias renováveis para cumprir as metas europeias, e pretende instalar um total de 23 mil MW de energia eólica terrestre até 2023.
Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis França João Manso Neto crowfunding centrais eólicas energia eólica
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio