Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Warren Buffett vai doar 85% da sua fortuna a causas sociais

O multimilionário Warren Buffett, com uma fortuna pessoal avaliada em 44 mil milhões de dólares (35,1 mil milhões de euros), anunciou que vai doar 85% da fortuna da Berkshire Hathaway a instituições de caridade, sendo que a maior fatia será entregue à Fun

26 de Junho de 2006 às 10:59
  • ...

O multimilionário Warren Buffett, com uma fortuna pessoal avaliada em 44 mil milhões de dólares (35,1 mil milhões de euros), anunciou que vai doar 85% da fortuna da Berkshire Hathaway a instituições de caridade, sendo que a maior fatia será entregue à Fundação Bill & Melinda Gates.

O segundo homem mais rico do Mundo, a seguir ao fundador da Microsoft, Bill Gates, revelou numa entrevista à revista «Fortune» que a partir de Julho vai começar a doar 85% das suas acções na empresa de investimento Berkshire Hathaway a instituições de caridade, avaliada em 40 mil milhões de dólares (31,9 mil milhões de euros).

Este é um desejo antigo de Buffett, que já tinha indicado que a sua fortuna seria doada a actividades filantrópicas, no entanto, tal só deveria acontecer aquando da sua morte, no entanto, aos 75 anos, o multimilionário decidiu antecipar a decisão.

«Eu sei o que quero fazer», afirmou Buffett à revista Fortune, acrescentando que «faz sentido começar a fazê-lo».

O «guru» dos mercados vai dividir a sua fortuna por cinco instituições, no entanto, dada a amizade que Buffett tem com Bill Gates, 80% do total da sua doação reverterá a favor da Fundação Bill & Melinda Gates.

No passado dia 15 de Junho, Bill Gates, o presidente e co-fundador da Microsoft, anunciou que vai começar a reduzir progressivamente o seu papel na direcção do grupo até Julho de 2008, para se dedicar mais à Fundação que detém, juntamente com a sua esposa.

Numa conferência de imprensa, Gates explicou que tomou a decisão com a mulher, para se dedicar mais à Fundação Bill & Melinda Gates, ligada a questões relacionadas com a saúde mundial e a educação.

O casal criou em 2000 a Fundação, que desde então reuniu vários milhões de dólares para combater diversas doenças nos países menos desenvolvidos e favorecer a educação.

Aquela organização ocupa hoje o primeiro lugar dos doadores internacionais e pode ser considerada como a maior fundação filantrópica do mundo, dotada de uma orçamento de cerca de 30 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio