Notícia
Volkswagen recusa aumentar oferta para controlar 100% da Scania
A marca alemã anunciou em comunicado que não vai oferecer mais do que 6,7 mil milhões de euros para comprar os restantes 37,4% da empresa sueca de camiões.
A Volkswagen descartou a subida da oferta para adquirir a participação que ainda não detém na Scania. A marca alemã “está convencida de que a oferta feita aos accionistas é atractiva”, justificou, em comunicado, citada pela Bloomberg.
Este comunicado segue-se ao pedido feito aos accionistas da Scania para recusarem a proposta da marca germânica. A 18 de Março, o comité independente nomeado para avaliar a oferta pública de aquisição (OPA) da Volkswagen referiu que a proposta da marca alemã “não reflecte o valor fundamental a longo prazo” da fabricante de camiões sueca.
A Volkswagen ofereceu 200 coroas suecas por acção (cerca de 22,15 euros) pelos restantes 37,4% da Scania. As acções da Scania estão a desvalorizar 2,69% para 184,50 coroas suecas (cerca de 20,43 euros). A VW atribui uma valorização de 7,7% sobre a cotação actual em bolsa - mais 15,5 coroas (cerca de 1,72 euros por acção).
A marca alemã tem neste momento 62,6% do capital da empresa, através de participações directas e indirectas.
O objectivo da marca alemã com esta oferta é reforçar a cooperação na produção de camiões entre a Scania e a MAN, empresa controlada a 100% pela VW.