Notícia
Volkswagen Passat vencedor do «Carro do Ano 2006»
A nova geração do VW Passat venceu o "Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2006", uma iniciativa do semanário "Autosport". A marca alemã arrecadou mais dois prémios no Troféu do Automóvel: o "Desportivo do Ano" (Golf GTI) e a "Carrinha do Ano" (VW Passa
O novo Volkswagen Passat foi considerado o "Carro do Ano 2006" em Portugal, por um júri nacional composto por 20 jornalistas da especialidade, em representação de igual número de órgãos de comunicação social, e do qual faz parte o Jornal de Negócios. Este ano concorreram 15 modelos de 11 marcas.
O VW Passat, que sucede ao Citroën C4, que ganhou a edição de 2005, foi eleito entre os seis concorrentes que passaram à fase final do concurso. Foram eles o BMW Série 3, o Peugeot 1007, o Renault Clio, o Seat Leon e o Suzuki Swift.
Da fase final ficaram de fora o Chevrolet Matiz, o Daihatsu Sirion, o Jeep Grand Cherokee, o Nissan 350Z, o Nissan Murano, o Nissan Pathfinder, o Nissan Navara, o Opel Zafira e o Volkswagen Fox.
O anúncio dos premiados foi efectuado esta noite, numa cerimónia, em Lisboa. Na mesma ocasião foram revelados os vencedores do "Troféu do Automóvel 2006", uma iniciativa paralela ao "Carro do_Ano/ /Troféu Volante de Cristal", ambas da responsabilidade do semanário "AutoSport", em colaboração com a ACAP e ACP, além do apoio da Repsol e da Atlantis.
A marca Volkswagen foi a grande vencedora da noite ao conquistar, além do galardão «Carro do Ano», mais dois prémios do «Troféu do Automóvel»: «A Carrinha do Ano», com o novo Passat Variant, e o «Desportivo do Ano», com o Golf GTI.
Nas sete categorias a concurso, os vencedores foram os seguintes:
BMW 520d (Executivo do Ano).
Jeep Grand Cherokee (Todo-o-Terreno do Ano);
Nissan 350Z Roadster (Descapotável do Ano);
Opel Zafira Cosmo 1.9 CTDi (Monovolume do Ano);
Renault Clio 1.5 dCi 105cv Luxe (Utilitário do Ano);
VW Golf GTI (Desportivo do Ano)
VW Passat Variant (Carrinha do Ano)
Os melhores no Desporto Automóvel
Na mesma ocasião, Pedro Lamy e Bruno Magalhães receberam os prémios «Piloto do Ano» e «Revelação do Ano», respectivamente, na sequência de uma votação realizada entre os leitores do «AutoSport» e o júri do «Carro do Ano».
Pedro Lamy teve uma das melhores épocas de sempre. Foi eleito Performance Driver of the Year e é seguramente um dos melhores pilotos de velocidade do mundo. Num programa dividido entre a formação oficial da Aston Martin, a Larbre Competition e a BMW oficial, Lamy realizou corridas memoráveis, somou triunfos e mostrou enorme profissionalismo ao servir de bandeja o título FIA GT ao seu companheiro de equipa Gabriele Gardel, com o «velhinho» Ferrari 550 Maranello. Para o palmarés mais uma vitória (a quarta!) nas 24 Horas de Nurburgring ao volante de um BMW M3.
Bruno Magalhães – Com apenas 25 anos, é já um dos mais promissores valores dos ralis nacionais. Agarrou com "unhas e dentes" a oportunidade de assumir o volante do segundo 206 S1600 oficial, como prémio pelo triunfo na edição de 2004 do Troféu Peugeot 206 GTI. Foi na estrada que o piloto provou as suas aptidões, tanto nos pisos de terra como nos de asfalto, por duas vezes impondo-se na categoria (FCP e Algarve), numa época onde também venceu especiais à geral.