Notícia
Vendas de automóveis na China caíram em julho mas exportações aumentaram mais de 20%
Mais de metade dos veículos vendidos em julho foram elétricos e híbridos.
09 de Agosto de 2024 às 12:54
As vendas de automóveis na China registaram uma queda de 10%, em julho, em termos homólogos, informou esta sexta-feira a Associação de Automóveis de Passageiros da China, enquanto as exportações aumentaram cerca de 20%.
No total, foram vendidos 1,6 milhões de automóveis de passageiros no país asiático, um declínio de 10% em relação ao ano anterior. As exportações de veículos de passageiros fabricados na China aumentaram mais de 20%, para 399.000 unidades.
Mais de metade dos veículos vendidos em julho foram elétricos e híbridos.
Para tentar aumentar a procura, o governo alargou os incentivos para encorajar os condutores a trocarem os seus automóveis mais antigos, a gasolina e a gasóleo, por veículos elétricos.
Embora as vendas globais de automóveis tenham permanecido fracas, as vendas de veículos elétricos aumentaram quase 30% em julho em relação ao ano anterior, para cerca de 991.000. Desse total, 887.000 foram vendidos na China e 103.000 foram exportados.
As vendas dos fabricantes de automóveis estrangeiros estagnaram ou caíram este ano, o que demonstra a intensa concorrência de preços num mercado saturado.
A quota de vendas de automóveis detida pelos fabricantes chineses tem vindo a crescer rapidamente e atingiu dois terços de todas as vendas de veículos em julho, uma vez que as vendas dos seus veículos aumentaram 10%, segundo o relatório.
A maioria dos veículos vendidos na China entre janeiro e julho tinha preços entre 100.000 yuan e 150.000 yuan (entre 12.700 euros e 26.600 euros), disse a associação da indústria.
A Chery Automobile, a SAIC e a Geely, da China, ainda exportam sobretudo modelos convencionais com motor a combustível, do que fabricantes de veículos elétricos como a BYD e a Tesla, mas estes últimos estão a ganhar rapidamente terreno no mercado.
A BYD exportou 31.000 veículos elétricos e híbridos em julho, enquanto as exportações da Tesla totalizaram 28.000, segundo o relatório.
Nos primeiros sete meses do ano, a BYD exportou 2,38 milhões de veículos elétricos, contra 1,76 milhões da Tesla, segundo o relatório.
A maior parte das exportações de automóveis da China este ano foi para a Rússia, segundo o relatório, citando dados aduaneiros.
A Rússia importou 478.000 veículos fabricados na China no primeiro semestre do ano, quase todos com motores de combustão interna convencionais. O México foi o segundo país que mais importou, com 226.000 unidades, seguido pelo Brasil, com 171.000 unidades.
No total, foram vendidos 1,6 milhões de automóveis de passageiros no país asiático, um declínio de 10% em relação ao ano anterior. As exportações de veículos de passageiros fabricados na China aumentaram mais de 20%, para 399.000 unidades.
Para tentar aumentar a procura, o governo alargou os incentivos para encorajar os condutores a trocarem os seus automóveis mais antigos, a gasolina e a gasóleo, por veículos elétricos.
Embora as vendas globais de automóveis tenham permanecido fracas, as vendas de veículos elétricos aumentaram quase 30% em julho em relação ao ano anterior, para cerca de 991.000. Desse total, 887.000 foram vendidos na China e 103.000 foram exportados.
As vendas dos fabricantes de automóveis estrangeiros estagnaram ou caíram este ano, o que demonstra a intensa concorrência de preços num mercado saturado.
A quota de vendas de automóveis detida pelos fabricantes chineses tem vindo a crescer rapidamente e atingiu dois terços de todas as vendas de veículos em julho, uma vez que as vendas dos seus veículos aumentaram 10%, segundo o relatório.
A maioria dos veículos vendidos na China entre janeiro e julho tinha preços entre 100.000 yuan e 150.000 yuan (entre 12.700 euros e 26.600 euros), disse a associação da indústria.
A Chery Automobile, a SAIC e a Geely, da China, ainda exportam sobretudo modelos convencionais com motor a combustível, do que fabricantes de veículos elétricos como a BYD e a Tesla, mas estes últimos estão a ganhar rapidamente terreno no mercado.
A BYD exportou 31.000 veículos elétricos e híbridos em julho, enquanto as exportações da Tesla totalizaram 28.000, segundo o relatório.
Nos primeiros sete meses do ano, a BYD exportou 2,38 milhões de veículos elétricos, contra 1,76 milhões da Tesla, segundo o relatório.
A maior parte das exportações de automóveis da China este ano foi para a Rússia, segundo o relatório, citando dados aduaneiros.
A Rússia importou 478.000 veículos fabricados na China no primeiro semestre do ano, quase todos com motores de combustão interna convencionais. O México foi o segundo país que mais importou, com 226.000 unidades, seguido pelo Brasil, com 171.000 unidades.