Notícia
Utilizadores da terceira geração representam 25% dos assinantes de telemóveis
Os utilizadores potenciais dos serviços UMTS (de terceira geração), no primeiro trimestre de 2008, representaram 25% do total de assinantes do serviço móvel e os utilizadores activos constituíram 6,8% do total de assinantes móveis, de acordo com os dados
Os utilizadores potenciais dos serviços UMTS (de terceira geração), no primeiro trimestre de 2008, representaram 25% do total de assinantes do serviço móvel e os utilizadores activos constituíram 6,8% do total de assinantes móveis, de acordo com os dados divulgados no site da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
O número de utilizadores com acesso aos serviços UMTS ultrapassou os 3,4 milhões, sendo que o número de utilizadores activos chegou aos 929 mil, o que significa um ganho de 6,8% face ao último trimestre de 2007. Relativamente ao mesmo período do ano passado, o crescimento é de 110,8%.
A 31 de Março, a taxa de penetração do UMTS ascendia a 32,2 por 100 habitante, adiantou a mesma fonte.
No final de Março deste ano, existiam 13,67 milhões de assinantes do serviço telefónico móvel, o que corresponde a uma subida de 1,6% face ao trimestre anterior e de 10,3% relativamente ao mesmo período de 2007.
Do valor total de utilizadores 75,5% são detentores de cartões pré-pagos enquanto os detentores de planos de assinatura correspondem a 24,5% do total. "O significativo crescimento dos cartões pós-pagos, que há alguns anos se vem registando, acelerou nos últimos cinco trimestres e, em particular, nos últimos dois trimestres (a taxa de crescimento homóloga agora registada é quase o dobro da verificada no primeiro trimestre de 2007)", refere a ANACOM.
A mesma fonte acrescentou que no final do mês de Março, a taxa de penetração do serviço móvel chegava a 129 por 100 habitantes.
A ANACOM frisa que alguns utilizadores dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço, sendo que se prevê que cerca de 15,5% dos utilizadores detenham dois cartões activos, e que 4,2% dos utilizadores apresentem três ou mais cartões.
No que toca ao tráfego, foram efectuadas, nos primeiros três meses do ano, cerca de 1,76 mil milhões de chamadas, menos 3,2% do que nos três meses precedentes, devido a razões sazonais. Em relação ao trimestre homólogo do ano anterior, foi verificada uma subida de 4,9%, "valor ligeiramente inferior ao crescimento médio verificado no ano anterior e significativamente inferior ao crescimento anual do número de assinantes (10,3%)".
Já o número de chamadas recebidas na rede móvel totalizou os 1,758 mil milhões, menos 3,6% do que no trimestre anterior e mais do que 4,3% relativamente ao período homólogo.
Quanto às mensagens escritas enviadas, estas subiram 6,5% para 5,4 mil milhões e foram enviados cerca de 15,6 milhões de MMS, mais 44,4% do que no último trimestre do ano.