Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um quarto das empresas da indústria alimentar tem até cinco anos

Dados da Iberinform mostram que apesar de apenas 1% das empresas da indústria alimentar ser de grande dimensão contribuem com 55% do volume de negócios do setor.

Congelados, supermercado, comida
Jorge Paula
12 de Abril de 2023 às 11:06
  • ...
Um quarto das empresas da indústria alimentar portuguesa foram constituídas nos últimos cinco anos, revelam dados da Iberinform.

Em comunicado, enviado esta quarta-feira às redações, a filial da Crédito y Caución indica que as empresas criadas nos últimos cinco anos totalizam 26%, enquanto 47% têm entre 6 e 25 anos. Já as que contam mais de um quarto de século de história representam 27% do total. Estas são, com efeito, as que lideram no que toca a volume de negócios, com uma fatia de 73%.

Em termos de dimensão, o setor é composto quase na totalidade por micro e pequenas empresas que perfaziam aproximadamente 94% do tecido empresarial da indústria alimentar. As restantes dividem-se por empresas médias (5%) e de grande dimensão (1%). Não obstante, de acordo com a Iberinform, em termos de volume de negócios, as microempresas apenas representam 4% do total de volume de negócios, enquanto as pequenas faturam 12% e as de média dimensão 29%. E, apesar de apenas 1% serem de grande dimensão, lideram nas contas contribuindo com 55% da faturação.

Em termos de localização verifica-se uma grande dispersão geográfica, com uma concentração significativa de empresas nos cinco distritos líderes - Lisboa (16%), Porto (15%), Aveiro (7%), Braga e Setúbal (ambos com 6%) - que, juntos, representam metade das empresas da indústria alimentar em Portugal, assinala a Iberinform.

Ne evolução da tesouraria, os prazos médios de pagamentos a fornecedores aumentaram de 65 para 69 dias no último exercício financeiro, no entanto, os de recebimentos de clientes diminuíram de 65 para 64 dias. Números que, aponta a Iberinform, "demonstram que as empresas da indústria alimentar neste momento conseguem financiar-se com o dinheiro dos seus clientes, já que recebem antes de pagar aos seus fornecedores". Tanto que, considerando todas as empresas classificadas em base de dados com o CAE 10 - Indústria alimentar, 38% apresentam um baixo risco de incumprimento, indica.
Ver comentários
Saber mais economia negócios e finanças negócios (geral) Informação sobre empresas grandes empresas indústria transformadora
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio