Notícia
UBS sugere potencial de valorização de 95% para o Banif
O banco suíço atribuiu um preço-alvo de 7,80 euros para as acções do Banif, o que representa um potencial implícito de subida de 95%. No estudo intitulado "uma acção defensiva para enfrentar a tempestade", o analista Ignacio Sanz diz que o banco poderá ga
O banco suíço atribuiu um preço-alvo de 7,80 euros para as acções do Banif, o que representa um potencial implícito de subida de 95%. No estudo intitulado "uma acção defensiva para enfrentar a tempestade", o analista Ignacio Sanz diz que o banco poderá ganhar com a eventual fusão entre o BCP e o BPI.
Num estudo publicado ontem, a UBS reiterou a recomendação de "comprar" para as acções do Banif [BANIN], sugerindo um "target" de 7,80 euros, quase o dobro da cotação de fecho do banco na sessão de ontem (4,00 euros).
O analista Ignacio Sanz diz que as acções do Banif estão a perder 25% este ano, ou seja, o banco está com um desempenho 32% abaixo da banca portuguesa e 12% aquém do sector na União Europeia.
Para justificar esta performance, a UBS cita o risco de liquidez das acções, já que grande parte do capital está concentrado nas mãos de um único accionista.
No entanto, a casa expõe várias razões para justificar o optimismo em relação à instituição liderada por Horácio Roque: o "mix" geográfico; a forte expansão no Continente e a recuperação económica em Portugal e alta exposição às PME.
Ignacio Sanz defende ainda que o Banif poderá beneficiar de uma junção entre o BCP e BPI, calculando que o eventual ganho de quota de mercado poderá aumentar em 4% as estimativas de lucros para 2008.
Considerando o rácio do PER (cotação sobre lucros por acção) estimado para 2008, a UBS afirma que o Banif está a negociar com um desconto de 40% face ao sector.
As acções seguem hoje com uma valorização de 0,5% para os 4,02 euros.