Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump felicitou Duterte pelo seu "incrível trabalho" para combater as drogas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou em Abril o seu homólogo filipino, Rodrigo Duterte, pelo seu "incrível trabalho" na luta contra as drogas, que causou mais de 7.000 mortos desde Junho de 2016.

Reuters
24 de Maio de 2017 às 07:52
  • ...
O diário The Washington Post revelou hoje o conteúdo de uma conversa telefónica entre Trump e Duterte, que teve lugar a 29 de Abril.

Segundo a transcrição da conversa entre os dois líderes, elaborada a 02 de maio, e à qual o diário teve acesso, Trump iniciou a chamada dizendo: "Só queria felicitá-lo porque tomei conhecimento do seu incrível trabalho com o problema das drogas. Muitos países têm esse problema, nós temos esse problema, mas você está a fazer um trabalho genial. Só queria telefonar-lhe para lhe dizer isso".

De seguida, Duterte agradece as palavras de Trump e explica: "as drogas são o flagelo do meu país e tive de fazer algo para preservar a nação filipina".

Na resposta, Trump afirma que entende "completamente" a posição de Duterte, apesar de um dos seus antecessores não "ter entendido isso", em referência às críticas do ex-presidente Barack Obama à "guerra contra as drogas" iniciada nas Filipinas desde a tomada de posse de Duterte, em junho de 2016, e que provocou milhares de mortos nesse país.

Organizações de direitos humanos afirmam que pelo menos 7.000 alegados toxicodependentes e narcotraficantes foram assassinados, com a participação ou anuência das forças de segurança, desde meados do ano passado, quando se começou a aplicar a estratégia da luta contra as drogas lançada por Duterte.

A transcrição da Casa Branca sobre a chamada entre Trump e Duterte não inclui muitos detalhes e limita-se a informar que os dois líderes "falaram sobre o facto de que o Governo filipino estar a levar a cabo um grande combate para livrar o seu país das drogas, um flagelo que afecta muitos países em todo o mundo".

Segundo a Casa Branca, durante a chamada, Trump convidou Duterte a visitar Washington e ambos conversaram sobre a reunião que os líderes dos Estados Unidos e da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) vão ter, em Novembro, nas Filipinas.

Os Estados Unidos e as Filipinas são aliados históricos, mas as suas relações têm-se degradado desde que Duterte foi eleito novo Presidente em maio de 2016.

O Presidente das Filipinas decidiu romper com os Estados Unidos e procurar novas opções, primeiro na China, de onde anunciou em Outubro a "separação" económica dos EUA, e esta semana na Rússia, onde reuniu com Vladimir Putin para assinar um acordo de cooperação militar.
Ver comentários
Saber mais Trump Duterte droga
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio