Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tráfego na rede fixa cai 5,5%

A forte expansão do acesso à internet através de banda larga, em detrimento do acesso "dial-up" é a principal razão apontada pela Anacom para a queda de 5,5% no tráfego total originado na rede fixa no terceiro trimestre deste ano, que ascendeu aos 2.140 m

23 de Novembro de 2006 às 12:26
  • ...

A forte expansão do acesso à internet através de banda larga, em detrimento do acesso "dial-up" é a principal razão apontada pela Anacom para a queda de 5,5% no tráfego total originado na rede fixa no terceiro trimestre deste ano, que ascendeu aos 2.140 milhões de minutos.

Segundo a mesma fonte, este total, face ao mesmo período do ano passado, representa uma queda de 12,5%.

Tendo em conta apenas para o tráfego de voz, os dados disponibilizados hoje pela Anacom, apontam que na rede fixa foram originados 1.920 milhões de minutos, uma quebra de 3,7% face ao segundo trimestre do ano e de 5,1% face ao terceiro trimestre de 2005.

Segundo o regulador das comunicações, todas as categorias de tráfego de voz registaram descidas, especialmente no segmento de ligações do fixo para a rede móvel ou para a rede internacional, com respectivamente menos 7,5% e 13,5% de minutos entre Julho e Setembro deste ano do que em igual período do ano passado.

PT não estanca quebra de quota

O Grupo Portugal Telecom continua a perder quota no tráfego fixo. No terceiro trimestre deste ano, a operadora foi responsável por 70,4% do tráfego de voz no fixo, menos 0,6% que no trimestre anterior, tendo os novos operadores aumentado, em termos anuais, a sua quota em mais de 3%.

A quebra da PT é igualmente sentida ao nível dos clientes de acesso directo do Grupo, que recuaram 1,8% no terceiro trimestre face ao trimestre anterior, uma quebra que atinge quase os 8% se a comparação for com o período homólogo. No final de Setembro a PT detinha 83,1% dos clientes de acesso directo à rede fixa.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio