Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tráfego da Brisa subiu 4% no primeiro semestre; custos aumentam 9%

No primeiro semestre deste ano, o tráfego da rede da Brisa cresceu 4% face a idêntico período do ano transacto. No que diz respeito ao tráfego da rede homóloga, o crescimento foi de 3,1% relativamente ao registado em Junho de 2003.

25 de Agosto de 2004 às 17:25
  • ...

No primeiro semestre deste ano, o tráfego da rede da Brisa cresceu 4% face a idêntico período do ano transacto. No que diz respeito ao tráfego da rede homóloga, o crescimento foi de 3,1% relativamente ao registado em Junho de 2003.

O tráfego médio diário (TMD) na rede homóloga no final do semestre ascendeu a 22.800 veículos.

Segundo os responsáveis da Brisa, "a recuperação do tráfego manifestou-se de forma mais positiva nos veículos da classe 1 [ligeiros] (3,5%), e nos veículos da classe 3 e 4 [pesados] (4,7%)". Por seu turno, a classe 2, que vinha apresentando sistematicamente uma evolução negativa, apresentou crescimento nulo neste primeiro semestre.

As receitas operacionais da Brisa atingiram no final do primeiro semestre de 2004 os 280 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de cerca de 6% relativamente ao período homólogo de 2003.

Para além das receitas de portagem – que correspondem a cerca de 89% do total dos proveitos operacionais e que ascenderam a 250 milhões de euros, subindo 7% - o grande crescimento por áreas de actividade foi nas áreas de serviços, com um aumento de receitas de 14%, de 4,6 para 5,2 milhões de euros.

Os responsáveis da Brisa salientam uma quebra de 19% dos trabalhos para a própria empresa, "devido a um menor volume de investimento acumulado em curso".

Os serviços rodoviários registaram uma subida de receitas de 6%, de 11,6 para 12,3 milhões de euros.

Custos operacionais aumentam 9%

Do lado dos custos, os custos operacionais atingiram os 74 milhões de euros, uma subida de 9% face aos 68,2 milhões de euros verificados no final do primeiro semestre do ano transacto.

A rubrica dos serviços externos teve um crescimento de cerca de 19%, destacando-se os custos com manutenção, que cresceram de 3,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2003, para 5,4 milhões de euros no primeiro semestre deste ano. "Esta crescimento na manutenção vai ser atenuado durante o exercício já que reflecte uma distribuição mais equitativa desta rubrica ao longo do ano", explicam os responsáveis da Brisa.

Entretanto, os custos com o pessoal ascenderam a 42 milhões de euros, incluindo já a especialização dos prémios de avaliação de desempenho a pagar em 2005.

O número total de colaboradores da Brisa ascendia no final do primeiro semestre deste ano a 3.063 colaboradores, enquanto que no primeiro semestre de 2003 era de 2.971 colaboradores, aumento de 3% que se prende com a expansão da rede e da actividade.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio