Notícia
Toyota suspende vendas nos Estados Unidos do SUV da Lexus
É uma saga que parece não ter fim. Depois de ter sido obrigada a fazer o maior "recall" da história e de ter pela frente a mais pesada multa jamais aplicada nos Estados Unidos a um construtor automóvel, a Toyota foi hoje forçada a suspender as vendas do novo SUV da Lexus, a marca de luxo detida pelo fabricante japonês.
É uma saga que parece não ter fim. Depois de ter sido obrigada a fazer o maior “recall” da história e de ter pela frente a mais pesada multa jamais aplicada nos Estados Unidos a um construtor automóvel, a Toyota foi hoje forçada a suspender as vendas do novo SUV da Lexus, a marca de luxo detida pelo fabricante japonês.
O GX 460 começou a ser comercializado no mercado norte-americano há três meses, tendo o alerta sobre eventuais falhas de segurança sido ontem lançado por uma revista editada por uma organização de defesa dos consumidores. A Toyota alega que os veículos são seguros, mas, à cautela, decidiu suspender as vendas e submeter o SUV a novos testes.
Segundo o artigo da “Consumer Reports”, o modelo da marca de luxo da Toyota pode derrapar em algumas curvas, antes de o sistema de controlo de estabilidade ser accionado, pelo que aconselhou os consumidores a não comprarem o Lexus GX 460.
Normalmente o controlo de estabilidade é accionado automaticamente, mal seja detectada alguma perda de aderência do automóvel. Contudo, no Lexus GX 460 esta funcionalidade levará tempo de mais a reagir, o que pode desencadear um acidente, argumenta a publicação. Este modelo não é vendido em Portugal.
Nos últimos meses, a Toyota, liderada por Akio Toyoda (na foto), tem enfrentado sucessivos desaires com os seus veículos, tendo sido obrigada a recolher seis milhões de carros.
Nos Estados Unidos, as autoridades chegaram à conclusão de que o fabricante japonês sabia pelo menos desde Setembro da falha nos cabos de acelerador de vários dos seus modelos, sendo que só no final de Janeiro fez a recolha de seis milhões de veículos. Neste meio tempo, 52 pessoas perderam a vida em acidentes alegadamente relacionados com defeitos nos seus Toyota.
As conclusões são do Departamento norte-americano dos Transportes, segundo o qual a maior construtora mundial “falhou com as suas obrigações legais”, pelo que lhe deve ser aplicada a multa máxima: quase 16,4 milhões de dólares, cerca de 12 milhões de euros.
O GX 460 começou a ser comercializado no mercado norte-americano há três meses, tendo o alerta sobre eventuais falhas de segurança sido ontem lançado por uma revista editada por uma organização de defesa dos consumidores. A Toyota alega que os veículos são seguros, mas, à cautela, decidiu suspender as vendas e submeter o SUV a novos testes.
Normalmente o controlo de estabilidade é accionado automaticamente, mal seja detectada alguma perda de aderência do automóvel. Contudo, no Lexus GX 460 esta funcionalidade levará tempo de mais a reagir, o que pode desencadear um acidente, argumenta a publicação. Este modelo não é vendido em Portugal.
Nos últimos meses, a Toyota, liderada por Akio Toyoda (na foto), tem enfrentado sucessivos desaires com os seus veículos, tendo sido obrigada a recolher seis milhões de carros.
Nos Estados Unidos, as autoridades chegaram à conclusão de que o fabricante japonês sabia pelo menos desde Setembro da falha nos cabos de acelerador de vários dos seus modelos, sendo que só no final de Janeiro fez a recolha de seis milhões de veículos. Neste meio tempo, 52 pessoas perderam a vida em acidentes alegadamente relacionados com defeitos nos seus Toyota.
As conclusões são do Departamento norte-americano dos Transportes, segundo o qual a maior construtora mundial “falhou com as suas obrigações legais”, pelo que lhe deve ser aplicada a multa máxima: quase 16,4 milhões de dólares, cerca de 12 milhões de euros.