Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Totta reestrutura participações e cria SGPS

O grupo Totta vai reestruturar todas as suas participações sociais, criando uma nova SGPS, que se intitulará Santanter Totta, através da cisão do Banco Totta e Açores e fusionando as restantes actividades da instituição com o Banco Santander, por incorpor

19 de Agosto de 2004 às 19:20
  • ...

O grupo Totta vai reestruturar todas as suas participações sociais, criando uma nova SGPS, que se intitulará Santanter Totta, através da cisão do Banco Totta e Açores e fusionando as restantes actividades da instituição com o Banco Santander, por incorporação no Crédito Predial Português. Esta união dará lugar ao Banco Santander Totta.

De acordo com o comunicado hoje emitido pelo banco, a reestruturação, hoje aprovada pelo conselho de administração, visa «a separação entre as actividades de gestão de participações sociais, de exercício da actividade de banca comercial e de banca de investimentos – cada uma delas concentrada numa entidade única».

A nova SGPS, que se apelidará de Santander Totta SGPS, será constituída através da «cisão do Banco Totta & Açores concretizada através da separação de participações sociais estratégicas», ou seja: Totta Seguros (Seguradora), BSNP (Banco de Investimento) e Totta IFIC (Crédito especializado). O comunicado acrescenta que «não serão transferidos para a nova sociedade quaisquer passivos».

Os accionistas do Banco Totta & Açores «participarão no capital social da nova SGPS», na «proporção das acções que detiverem no capital» do banco.

De forma separada, mas sucessiva, conforme é descrito na mesma informação hoje enviada ao mercado, far-se-á a «fusão do Banco Totta & Açores (remanescente da cisão) e do Banco Santander Portugal, por incorporação no crédito Predial Português».

A actividade de banca comercial está actualmente espalhada em três empresas – Banco Totta & Açores, Banco Santander e Crédito Perdial Português. As marcas das redes Totta e Santander manterão a identidade específica. Os actuais balcões do Crédito passarão para a rede Totta, que ficará com cerca de 500 surcursais. Já o Santander terá 120 balcões.

Com a fusão por incorporação, «é aumentado o capital do banco incorporante», acrescenta a mesma fonte, sendo as acções correspondentes atribuídas aos accionistas de cada um dos bancos – Totta & Açores e Santander Portugal – «de acordo com a relação de troca fixada no projecto».

Caso os accionistas de ambos os bancos a incorporar estejam interessados, poderão vender a 36 euros cada acção do Totta e a 22,74 euros cada título do Santander Portugal.

Já os accionistas do Banco Santander Central Hispano e da Santusa Holding «transferirão as acções que lhe couberem no banco incorporante na fusão» – o Crédito Predial Português – para a sociedade Foggia, «já então integralmente dominada» pela nova SGPS. É precisamente nesta SGPS que está prevista a incorporação da Foggia em 2005.

O projecto de reestruturação está ainda sujeito à apresentação do Banco de Portugal e do Instituto de Seguros de Portugal.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio