Notícia
Televisão da Sonae já tem mais canais que TV Cabo
A oferta de televisão digital da Sonaecom, que recebeu o nome de SmarTV, tem já 87 canais na sua oferta contra os 74 disponibilizados actualmente pela TV Cabo.
A oferta de televisão digital da Sonaecom, que recebeu o nome de SmarTV, tem já 87 canais na sua oferta contra os 74 disponibilizados actualmente pela TV Cabo.
O pacote de canais está dividido em 10 áreas. No segmento dos generalistas, o serviço SmarTV conta com seis canais nacionais (destaque para RTP, 2:, SIC e TVI) e 11 estrangeiros (como TVE, RTL e as três RAI). E ainda oito canais de desporto, 14 de entretenimento (tais como SIC Radical, SIC Comédia e o espanhol TLNovelas), 10 de documentários (entre Discovery, Odisseia e um canal sobre vinho), cinco de filmes e séries (AXN, Hollywood, FOX, Pro-Sieben e MGM), 10 de música, sete «premium» (destaque para a Sport TV), quatro infantis e 12 de notícias, dos quais até faz parte a estação árabe Al Jazeera.
O projecto da Sonaecom foi apresentado há um ano. O arranque estava marcado para o segundo semestre de 2005, com o objectivo de, na hora do lançamento, 95% dos lares de Lisboa e Porto estarem cobertos. Em Dezembro do ano passado, a Sonaecom comunicou que o serviço SmarTV, que nasce dentro da insígnia Clix, seria adiado para o segundo semestre deste ano. Na origem do adiamento estavam as negociações com a PT para o fornecimento de canais como a Sport TV, considerados pela Sonaecom fundamentais para o lançamento.
Em Abril último, a Sonaecom chegou a acordo com a PT e começou a alargar os testes comerciais. Os canais Lusomundo e a SIC Mulher são os únicos da PT que a Sonaecom não conseguiu adquirir.
Sonaecom faz promoção de lançamento com Sport TV
Assegurados os canais considerados vitais, a empresa liderada por Paulo Azevedo arrancou com uma campanha de lançamento que terminou ontem. Aos clientes que entretanto assinaram o serviço, foi oferecida a mensalidade da Sport TV até 31 de Julho. A promoção foi limitada aos primeiros 3.000 clientes que aderissem ao Clix SmarTV.
Para já, o SmarTV está apenas disponível para os clientes Clix ADSL, residentes em zonas específicas, com o serviço de Internet + Telefone. Na região de Lisboa, Alfragide e Linda-a-Velha são exemplos das zonas que têm cobertura, depois de já terem sido realizados testes comerciais em mil clientes.
Lançamento
Depois do adiamento inicial, a Sonaecom mantém o segundo semestre de 2006 como data do lançamento alargado.
Questionado pelo Jornal de Negócios, Pedro Carlos, administrador executivo da Clix, garante que o «timing» não está condicionado pelo anúncio de OPA da Sonae à PT e que, entre outros cenários, poderá resultar na aquisição da TV Cabo por parte da empresa de Belmiro de Azevedo. «Temos indicações dos accionistas para continuar a desenvolver a nossa estratégia de inovação e liderança de ofertas», afirma.