Notícia
Telefónica abandona intenção de comprar Telecom Italia
A Telefónica, maior accionista da Portugal Telecom, abandonou a intenção de adquirir uma participação na Telecom Italia.
A Telefónica, maior accionista da Portugal Telecom, abandonou a intenção de adquirir uma participação na Telecom Italia.
A edição de hoje do "Financial Times" revela que a operadora espanhola desistiu da compra de uma participação na Telecom Itália ou de uma aliança com a empresa italiana. A razão para esta decisão está relacionada com o fraco benefício financeiro que a Telefónica iria ter com esta operação, de acordo com o "FT". No entanto, o grupo espanhol não coloca de parte a hipótese de no futuro retomar este negócio.
A Telefónica ponderava a possibilidade de adquirir 5,4% na TI da Pirelli, que detém actualmente 18% da operadora italiana.
No inicio de Março, o presidente da Telefónica, César Alierta, já tinha afirmado que "seria difícil para nós [Telefónica] dar continuidade às conversações dentro dos moldes do nosso comunicado de 12 de Fevereiro".
A Telefónica disse em 12 de Fevereiro que recebera uma oferta para comprar uma participação minoritária na Olimpia SpA e que tinha realizado "conversações preliminares, de sondagem", com a Pirelli. A Pirelli detém 80% da Olimpia, braço de investimentos que, por sua vez, controla 18% do capital da Telecom Italia, com sede em Milão.
A Pirelli, comandada por Marco Tronchetti Provera, presidente de seu conselho administrativo, repetiu várias vezes que quer reduzir sua participação na Olimpia por meio do repasse de participações a novos investidores. A empresa pretende investir o rendimento dessas vendas noutras divisões, como as de pneus, imóveis e meio ambiente.